sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MÉTODO DE ENSINO DISCIPULADO

1. O ensino deve, em primeiro lugar, objetivar um plano de cultivo de resultados, ou seja, a integração dos novos crentes.

a) Levar o novo convertido a alcançar a certeza de salvação.

Três passos para levar o novo convertido a ter certeza de salvação:

Levar o convertido a confiar no caráter de Deus.

Deus não pode mentir (Tt 1.2). O caráter de Deus é o fundamento para que a pessoa alcance a certeza de vida eterna.

Levar o convertido a compreender com clareza as promessas de salvação feitas por Deus (Jo 5.24; Ap 3.20).

Levar o convertido a entender claramente as condições estabelecidas por Deus para alguém ser salvo.
O pecador precisa se arrepender (Is 55.7).

O pecador precisa confessar seus pecados (1 Jo 1.9).

O pecador precisa crer em Jesus (Jo 5.24).

O pecador precisa invocar o nome do Senhor (Rm 10.13).

b) Doutrinar o novo crente para que seja batizado conscientemente.

Necessidade do batismo

Valor e significado

Forma bíblica do batismo (imersão)

Ceia, finalidade

Para quem foi instituída a ceia

Igreja (origem, natureza, missão e destino)

c) Doutrinar o novo batizado para que adquira firmeza doutrinária e se integre na comunhão da igreja.

Crente e sua nova natureza

Comportamento do cristão

Vida devocional

Mordomia cristã

Testemunho

2. O ensino deve atender às dificuldades de compreensão peculiares ao novo convertido.

a) Linguagem.

A linguagem deve ser comum entre o professor e o aluno. O novo convertido não está familiarizado com a linguagem evangélica.

b) Comunicação.

Quais são os principais problemas de comunicação entre professores e alunos?

O método é definido através de padrões de comunicação: unilateral, bilateral e multilateral.

O professor está mais preocupado em expor a matéria (transmitir conhecimento).

O professor utiliza conceitos ou termos que ainda não existem na experiência dos alunos novos convertidos.

O professor não se preocupa em aumentar o vocabulário de seus alunos.

O professor coloca tantas idéias em cada exposição que somente algumas delas são compreendidas e retidas.

Alguns professores falam rápido demais ou articulam mal as palavras. Outros, em voz baixa e tom monótono.
O professor não utiliza meios visuais para comunicar conceitos ou relações que exigem apresentação gráfica.

professor tem suas idéias tão mal ou perfeitamente organizadas, que não há lugar para a imaginação criativa dos alunos.

c) Cultura Bíblica.

O conhecimento que possuem a respeito de Deus geralmente é alheio às Escrituras. Não compreendem a história, a geografia, os costumes dos personagens bíblicos e sua aplicação para os nossos dias.

d) Temas teológicos e doutrinários da Bíblia.


O novo convertido não está habituado a expressões como: Regeneração, Justificação, Redenção, Expiação, Arrebatamento da Igreja, Milênio, Escatologia etc.

e) Noções de tempo, espaço e circunstância no plano bíblico.

Neste aspecto quais providências o professor deve tomar em relação a ministração do conteúdo da matéria?

3. O ensino deve ser planejado e não improvisado.

O professor deve preparar-se profundamente para a aula (2 Tm 2.15).

a) Através da oração.

A oração é o segredo do poder no ensino (Mc 1.35; Lc 5.16).

b) Com propósito preestabelecido.

O professor deve estabelecer os objetivos da lição.

c) Através de estudo diário.

O professor deve preparar suas lições com antecedência. Ou seja, diariamente, do início ao término da semana.

d) Material de estudo mínimo necessário.

A Bíblia. Se possível, todas as legítimas versões em português.

Dicionário Bíblico

Gramática da Língua Portuguesa

Concordância Bíblica

Chave Bíblica (resumo dos livros)

Manuais de Doutrina
Comentários

Atlas Bíblico

Didática Aplicada

Apontamentos individuais


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