sexta-feira, 30 de março de 2012

Bispo Honorilton afirma que matéria sobre Valdemiro Santiago foi “apuração de denúncia” Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/bispo-honorilton-afirma-que-materia-sobre-valdemiro-santiago-foi-apuracao-de-denuncia

O bispo Honorilton Gonçalves, 52, da Igreja Universal do Reino de Deus é vice-presidente da Record e responsável pela parte artística da emissora. Ela tua como uma espécie de “braço direito” de Edir Macedo e é a maior liderança da igreja dentro do canal.
Por suas mãos passam as decisões mais importantes como contratações e eventuais mudanças de rumo na programação.
Em entrevista ao portal IG, Honorilton negou qualquer crise na emissora. “A Record vive um excelente momento, como no ano passado viveu. Não houve nenhuma crise na Record, principalmente crise econômica. A Record continua com o mesmo compromisso de sempre, de chegar ao primeiro lugar. Nunca perdemos essa visão e estamos trabalhando para isso”, afirmou.
Ao ser questionado sobre mudanças na programação, como o aumento exagerado das reprises de desenhos e seriados americanos, ele explica que a decisão é da audiência “Eu acho que os telespectadores é que exageram na dose de gostar das coisas! Então nós somos obrigados a manter o que dá certo. Essa é a política da Record: nós atendemos ao público”.
Quando questionado sobre as reportagens da emissora sobre seu antigo aliado, Valdemiro Santiago, hoje líder da Igreja Mundial, ele disse apenas “Chegou a denúncia e fomos investigar para ver se havia de fato consistência. Havia e nós tomamos a decisão de colocar a reportagem no ar, do mesmo jeito que fizemos com o Ricardo Teixeira e tantas outras”.
Negou ainda que há um interesse de prejudicar a imagem da igreja vista como concorrente “o interesse foi investigativo. Tivemos um cuidado grande, investigamos durante meses. Foi tudo tratado jornalisticamente”.
O repórter Fernando Oliveira questionou então se a emissora daria o mesmo tipo de cobertura caso houvesse denúncia similar contra a Universal. A resposta foi contundente: “Não chegou denúncia assim. Se chegar, vai ser investigado. Todas as denúncias que chegam na Record são apuradas”.
O bispo reclamou ainda que a Rede Globo foi beneficiada pela FIFA na venda dos direitos de transmissão direitos das Copas de 2018 e 2022. “Esperávamos que houvesse interesse pelo menos em nos ouvir para ajudar inclusive a estabelecer o valor que a Globo deve ter pago.
Porque, se não tem concorrência… Eu acho, honestamente, que deram um chute no traseiro da FIFA. Devem ter perdido dinheiro. Como vão ganhar dinheiro sem concorrência?”, questiona.
Ele falou ainda que mesmo com o sucesso da série “Rei Davi”, a emissora não tem planos para dar mais espaço a produções bíblicas na programação, que deve continuar sendo o mesmo de hoje, ou seja, apenas outra minissérie para o ano que vem, sobre a vida de José.
Por fim, Honorilton comemorou o crescimento da Rede Record no Ibope e disse que deverá lançar novos programas para o segundo semestre e que estão satisfeitos por ver a Record em primeiro lugar em alguns momentos do dia. Acrescentou que não desistiram de se tornar a maior emissora do país, ultrapassando a Globo em todas as faixas de horário “Não existe essa projeção de tempo. Mas vamos chegar lá”, diz confiante.


Irmãos ou concorrentes: O que você pensa sobre ministérios que abrem templos ao lado de outras igrejas? Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/irmaos-ou-concorrentes-o-que-voce-pensa-sobre-ministerios-que-abrem-templos-ao-lado-de-outras-igrejas

A reportagem exibida no penúltimo domingo (18) pelo Domingo Espetacular da Rede Record, acusou Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus de alugar prédios para montar templos ao lado de sedes da Igreja Universal do Reino de Deus. Mas percebemos que hoje, principalmente nas periferias das grandes cidades brasileiras, não é difícil encontrar denominações cristãs funcionando ao lado de outras igrejas evangélicas.
Não só a denúncia da Record como também o que vemos no dia a dia levanta a questão: as igrejas evangélicas são irmãs ou concorrentes? O que leva um pastor a abrir um templo do lado de uma igreja no lugar de escolher um bairro que não tenha igrejas evangélicas?
Foi perguntas desse tipo que a Igreja Assembleia de Deus Canaã, localizada em Fortaleza (CE), fez em seu portal quando certo dia amanheceu uma Igreja Mundial do lado de sua sede do Parque São Vicente. A Igreja Canaã estava há três anos no mesmo local e recebeu um vizinho que não se apresentou antes para mostrar suas intenções.
No site da FM Gospel as perguntas da Igreja Canaã foram refeitas e os ouvintes da rádio deram suas opiniões afirmando que a Igreja Mundial agiu faltando com respeito. “Absurdo, ridículo, parece comércio. Deveriam respeitar Deus”, escreveu outro ouvinte.
Mas não é só a Igreja Mundial que aluga prédios vizinhos de outras denominações, em São Paulo vemos muitos ministérios novos fazendo ponto onde igrejas mais conhecidas já haviam instalado suas congregações. Em alguns casos há esse mal estar, os fiéis se sentem disputados, mas em outros casos a irmandade prevalece.
Na Avenida Celso Garcia, na zona leste de São Paulo, encontramos muitas igrejas evangélicas, mas no bairro do Tatuapé encontramos uma Igreja Bola de Neve ao lado de uma Igreja Internacional da Graça de Deus. Mas ao contrário do que se possa imaginar o clima entre as duas igrejas não é de disputa.
“O pessoal da Bola de Neve é super legal e como os cultos não são nos mesmos horários, nunca tivemos problemas com eles”, disse uma ex-membro da Internacional da Graça que pediu para não ser identificada. Hoje essa membro frequenta a sede no centro da cidade.
O exemplo dessas igrejas mostra que é possível conviver em comunhão e não agir como concorrentes, uma vez que a Bola de Neve tem um publico alvo diferente da Internacional da Graça. Mas em outros casos, como nos endereços onde a Igreja Mundial compete com a Universal, o clima criado entre os fiéis não é de comunhão, mas de concorrência.


Marco Feliciano fala sobre os escândalos da igreja evangélica: ruim dentro dela, pior fora Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/marco-feliciano-fala-sobre-os-escandalos-da-igreja-evangelica-ruim-dentro-dela-pior-fora

Diante de tantos escândalos envolvendo líderes evangélicos, muitas pessoas se desanimam na fé e param de frequentar as igrejas, de todas as denominações, quer estejam ligadas aos escândalos ou não. Para alertar essas pessoas do perigo, o pastor Marco Feliciano escreveu um artigo sobre o assunto.
Intitulado de “Sobre a Podridão Eclesiástica” o pastor, que também é deputado federal, não citou nome de líderes e nem falou contra os envolvidos, mas apenas se dirigiu aos membros lembrando a história da Arca de Noé, tentando imaginar como era difícil para eles estarem ali dentro com tantos bichos, tendo de cuidar de todos eles, mas do lado de fora estava pior: corpos espalhados por todos os lados.
“Creio, que houve dias em que eles desejavam não estar ai. Mas ao abrirem a escotilha e olharem para fora da arca, tinham a visão mais horrível que já tiveram. Pior do que os excrementos, a urina, o trabalho estressante, o cansaço latente dentro da arca, era ver, boiando sobre as águas do dilúvio, milhares de cadáveres em estado de putrefação”.
Com esse pequeno resumo ele tenta ensinar o leitor que mesmo tendo tanta sujeira dentro das igrejas o mundo está pior e sem esperança. “AINDA A IGREJA É O MELHOR LUGAR PARA SE ESTAR, pois, quando olhamos para FORA DA IGREJA, o que vemos? Um mundo maligno, cheio de violência, governado por pessoas egoístas, onde somos cercados por gente que não teme a Deus, e que a qualquer momento farão de tudo para nos derrubar, nos liquidar!”
Com isso Feliciano conclui dizendo que é melhor ficar dentro de uma igreja com podridão eclesiástica do que ficar fora dela. “igreja é como a ARCA DE NOÉ, ruim dentro dela? Um bilhão de vezes PIOR FORA DELA! Pois dentro dela, com todos os defeitos, ainda há esperança, pois se temos alguns que apostataram da fé, ainda temos um numero infinitamente maior de pessoas que oram, que choram, que clamam a Deus por justiça, por paz, por fé!”


Editora Mundo Cristão lança Bíblia de estudo para homens Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/editora-mundo-cristao-lanca-biblia-de-estudo-para-homens/#ixzz1qbc8eCDP



Editora Mundo Cristão lança Bíblia de estudo para homens
Editora Mundo Cristão lança agora uma edição especial da Bíblia Sagrada com diversos recursos e notas inéditas destinadas especificamente para o público masculino. A nova versão chama-se Bíblia de Estudo – Desafios de Todo Homem.
Segundo os editores Stephen Arterburn e Dean Merrill – idealizadores do projeto –, é importante que os homens tenham um entendimento profundo das Escrituras Sagradas. Esta Bíblia foi produzida com a intenção de ajudar os homens a compreender o plano geral de Deus para a masculinidade.
O diferencial desta edição são os nove recursos de apoio que trazem informações específicas de cada livro da Bíblia. Entre os mais interessantes estão “Homens, mulheres e Deus”, que visa trabalhar dois dos relacionamentos mais importantes do homem, e “Tesouro particular”, que traz trechos de obras escritas por cristãos com assuntos semelhantes ao respectivo livro da Bíblia.
“As famílias certamente seriam mais felizes e mais saudáveis se marido e esposa trabalhassem juntos, em vez de tentar enganar um ao outro. Ludibriar o cônjuge é uma forma segura de transformar uma circunstância boa em ruim e de fazer que uma situação ruim fique ainda pior.” (Homens, Mulheres e Deus).
Todos esses recursos foram feitos para auxiliar a compreensão da Palavra do Senhor pelos homens, mas nenhum deles retirou uma característica tão específica das Escrituras Sagradas, que é o modo fluente de leitura. Assim como a Bíblia clássica, essa versão especial ainda pode ser lida na ordem em que melhor lhe convir, de acordo com o assunto que lhe aflige no momento.
Além disso, a Bíblia de Estudo também conta com a NVI, Nova Versão Internacional, que é a mais recente tradução das Escrituras Sagradas em língua portuguesa com base nos idiomas originais. E tudo isso foi feito especialmente para iluminar o caminho dos homens que, muitas vezes, se encontram perdidos, à procura de respostas.
“Nossa oração é que a Bíblia de estudo: desafios de todo homem seja uma ferramenta que o ajude a aumentar seu conhecimento das Escrituras, aprofundar o relacionamento com as pessoas a seu redor e obter novas perspectivas sobre sua vida, seu trabalho e seu relacionamento com Deus.”


Ex-presidente americano lança Bíblia de Estudo



Jimmy Carter é um plantador de amendoim que virou presidente na década de 1970, mas nunca abandonou a Igreja Batista Maranata, em Plains, Geórgia.
Na Casa Branca, Carter ainda encontrou tempo para calmamente ensinar na escola dominical em 14 ocasiões. Ele participou de cultos em várias igrejas, incluindo reuniões em Camp David, uma espécie de “casa de campo” presidencial.
Desde que voltou para casa, depois de perder a reeleição para Ronald Reagan em 1980, Carter tem ensinado na escola dominical, como faz desde que foi para a Marinha, com 18 anos. O presidente hoje tem 88, são, portanto, sete décadas de experiência.
A editora Zondervan acreditou que ele estava capacitado a ser um comentarista da Bíblia, por isso publicou, na semana passada, a Bíblia de Estudo Lições de Vida, com as reflexões pessoais de Jimmy Carter.
“Como os discípulos, não devemos ser orgulhosos e procurar uma posição ascendente ou discutir sobre quem é o maior entre nós”, observa ele, ao refletir sobre uma passagem do Evangelho de Marcos em que os seguidores de Jesus debatem sobre quem dentre eles é o maior.
Carter se lançou como candidato à Casa Branca em 1976, quando  os EUA ainda debatiam a renúncia do presidente Nixon após o escândalo Watergate. Carter era um governador relativamente desconhecido e tinha uma vida aparentemente limpa. O fiel batista logo se tornou o queridinho dos eleitores cristãos evangélicos. Durante a campanha, Carter anunciou  orgulhosamente que havia  ”nascido de novo.” Em pouco tempo recebeu o apelido de “Presidente Redentor “.
Mas qualquer noção que Carter iria governar como ensinava na escola dominical foi dissipada quando ele assumiu o cargo. ”Eu fui ensinado a acreditar na completa separação entre Igreja e Estado”, disse ele.
Logo o presidente evangélico descobriu que era impossível separar a fé cristã de sua vida diária na Casa Branca. “Eu era muito cuidadoso para não confundir a prática religiosa com minhas decisões como presidente, exceto quanto aos valores morais”, disse ele.
Desde antes do tempo na Casa Branca, ele e sua esposa Rosalynn desenvolveu o hábito de ler as Escritura em voz alta todas as noites. Eles mantêm esse hábito até hoje e assim que terminam de ler a Bíblia, começam de novo, desde o início.
“Eu tentei colocar em prática os ensinamentos de Cristo no tempo que fui presidente”, disse ele. Para Carter, isso significa políticas que buscavam a paz em todo o mundo e cuidar dos mais necessitados. Mesmo assim, ele não foi reeleito.
Hoje, o ex-presidente atua como líder humanitário, criou o Carter Center para promover os direitos humanos, o avanço das democracias e a busca de soluções pacíficas para conflitos internacionais. Ele e a esposa são grandes incentivadores e mantenedores da Habitat for Humanity, uma ONG que constrói casas  em países pobres.
Carter também atuou como observador internacional de muitas eleições em países que voltavam ao regime democrático ou que tentavam implantar tal regime em substituição a ditaduras. Por suas ações no intuito de promover a paz mundial, direitos humanos, democracia e tendo sido mediador em diversas questões conflitivas ao redor do globo, recebeu, em 2002, o Prêmio Nobel da Paz.
A curiosidade sobre o que esse cristão tem a ensinar ainda é grande. Sua igreja tem  apenas 30 membros, mas quando é anunciado que Carter ensinará na escola dominical lá hoje, o número de pessoas pode chegar a 800. É maior que a população da pequena cidade de Plains, onde ele vive, que possui 650 moradores.
“Uma das principais coisas que eu tento fazer é conectar as Escrituras tão antigas com a vida moderna”, disse ele. “Com todas as experiências que tive, acredito que são coisas que ainda interessam para as pessoas que vêm me ouvir ensinar “.
A Zondervan acredita que a Bíblia Carter deverá vender cerca de 250.000 cópias nos próximos anos. Verne Kenney, vice-presidente executivo da editora explica: “Acreditamos que podemos atrair alguns leitores que não se interessariam pelo produto, mas tem curiosidade para saber o que pensa quem escreveu as notas”.
 Traduzido e adaptado de CNN


Com crise nos EUA, até igrejas perdem imóveis

A Antioch Church Family estava com uma dívida de mais de U$ 3 milhões
Algumas igrejas, assim como muitas famílias, perderam templos por causa da crise no mercado imobiliário, informa o jornal San Francisco Chronicle.
Somente no Estado da Califórnia, mais de 800 propriedades de igrejas foram submetidas em algum momento a um processo de execução hipotecária, ainda que nem todos tenham culminado na entrega do imóvel. Nos últimos três meses, 14 propriedades de instituições religiosas foram entregues a bancos ou a outros por impossibilidade de pagamento de dívida.
O jornal conta que os bancos aumentaram os limites de empréstimos para as igrejas durante o momento de bonança na economia dos EUA, assim como fizeram com as famílias. Muitos líderes religiosos aproveitaram essa oportunidade para expandir suas igrejas, uma vez que as doações dos fiéis eram crescentes.
Muitos fiéis, no entanto, foram afetados pela crise e cortaram as doações às igrejas, que por sua vez passaram a ter problemas.
A Antioch Church Family, por exemplo, comprou um imóvel de US$ 3,5 milhões em 2007, que incluía quatro quartos para abrigar sem-teto e um espaço para receber pessoas em um programa de assistência alimentar. A igreja pagava religiosamente todas as prestações, de US$ 23 mil, até 2009, ‘quando a situação econômica começou a mudar’, afirmou ao San Francisco Chronicle o pastor responsável.
O emprestador permitiu que a igreja suspendesse o pagamento por 18 meses. Mas depois desse período, ainda restava uma dívida de US$ 3,2 milhões, sendo que, por causa da crise, o preço do imóvel havia caído para US$ 1,7 milhão. A igreja não conseguiu o refinanciamento da dívida, e o banco entrou com um processo de execução hipotecária em março de 2011.


Vereadores do Rio proíbem distribuição de kit gays nas escolas; Pr. Silas comenta

Vereadores do Rio de Janeiro aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei 10821/11, por 21 votos contra 9, proibindo a distribuição de material didático que contenha conteúdo sobre a diversidade sexual nas escolas da cidade. De autoria do vereador Carlos Bolsonaro (PP), o objetivo é que a família decida o momento de apresentar a questão. Além disso, ele propôs o “Dia do Orgulho Hétero” no Rio de Janeiro.
“Fica vedada a distribuição, exposição e divulgação de material didático contendo orientações sobre a diversidade sexual nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro”, diz o artigo primeiro do projeto.
O projeto orienta que o Poder Executivo ficará responsável pelo cumprimento desta Lei e por investigação se houver descumprimento. A justificativa do vereador é que o conteúdo sobre a diversidade sexual cabe somente à família determinar o momento certo de expor tal assunto aos filhos, “por ser considerado uma afronta aos conceitos da família tradicional”.
Pastor Silas Malafaia comenta:
Parabéns aos vereadores do Rio de Janeiro que entenderam que o kit sobre diversidade sexual na verdade é kit para ensinar homossexualismo nas escolas e isso é inadmissível. O que nós concordamos: seja o governo federal, estadual , ou municipal, é que se faça um kit da intolerância, ensinando as nossas crianças a respeitar os homossexuais, os gordinhos, o magrinho, o alto, o baixo, os deficientes físicos, o evangélico, o espírita….
Você que é do Rio, envie e-mails parabenizando os vereadores do Rio de Janeiro por não aprovarem a distribuição do kit gay nas escolas.


Pr. Silas comenta a guerra entre Macedo e Valdemiro e faz novas declarações

A emissora do bispo Edir Macedo exibiu no dia 18 de março, no programa Domingo Espetacular, uma série de denúncias contra o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. A TV Record utilizou cerca de 30 minutos de seu horário nobre dominical para atacar o rival da Igreja Universal do Reino de Deus.
Pr. Silas comenta o episódio envolvendo a guerra entre o Bispo Macedo e o Ap. Valdemiro
Vou começar pelo fim. O resumo da historia é este: “o sujo falando do mau lavado”. Todos farinha do mesmo saco. O que me impressiona é que Edir Macedo, que já foi vítima de denúncias envolvendo enriquecimento ilícito e reportagens tendenciosas construídas para denegri-lo, feitas pela Rede Globo, principalmente entre os anos 90 e 95 (e que eu mesmo, várias vezes, no vigésima quinta hora, da Rede Record, os defendi), agora usa do mesmo expediente para atacar e denegrir um outro pastor, e com isto expor ao ridículo pastores e as Igrejas evangélicas.
Por algum acaso a Rede Record, que está no nome dele, foi comprada com o dinheiro de quem? Foi comprada com ofertas do povo de Deus.
A outra parte na questão, o Apóstolo Valdemiro, que por um bom tempo eu o julgava inocente, e que tinha boas intenções, no final descubro que é farinha do mesmo saco. Faz igualzinho ao que ele mesmo criticava. Compra espaço na tv que pertencia a outros, oferecendo mais dinheiro, o que aconteceu comigo. Há muito tempo vem debochando e ridicularizando o Macedo, e desdenhando das outras Igrejas, dizendo que a Igreja dele é que mais cresce no Brasil, e agora que a “batata” dele está assando, vem dar uma de espiritual, com aquele choro que já não convence a mais ninguém, em uma pseudo humildade dizendo: ” estou orando pelo Macedo, estou orando pela Igreja Universal”. Porque só agora esta fazendo isto? De 2 anos para cá tem incessantemente baixado o pau no Macedo e na Igreja Universal.
O que eu lamento é que ambos possuem poder na mídia, mas não utilizam isso em prol do Reino de Deus, somente quando são seus interesses no Reino de Deus. O movimento gay quer interferir no lugar do culto, bem como criminalizar nossa pregação e eles não falam absolutamente nada. Quando você viu Macedo, ou Valdemiro defender alguma posição em relação à Igreja evangélica como um todo? Como diz a Bíblia, Deus não se deixa escarnecer, está tratando com os dois, e se bobearem vão se autodestruir.
Para os mais novos na fé e os incautos, deixo uma palavra da Bíblia: É necessário que haja escândalo, mas ai daquele por onde eles vem. E uma outra: Importa que hajam heresias para que os que são fiéis se manifestem. Deus tenha misericórdia destes dois. Tenham a certeza que a Igreja de Jesus continuará sua marcha invencível.
AOS CALUNIADORES, INVEJOSOS, SIMPLES NA FÉ E PESSOAS DE BOM SENSO
Analisando os comentários de diversos sites que falam da briga do Bispo Macedo e Apóstolo Valdemiro, vi que algumas pessoas dizem que eu não tenho moral para falar porque tenho um avião.
O esclarecimento é para mostrar aos caluniadores e invejosos de plantão que vocês estão pecando, e livrar os simples na fé e pessoas de bem de pecarem:
1- O avião é propriedade da AVEC – Associação Vitória em Cristo, portanto NÃO é meu.
2- Eu nunca enganei a ninguém. Na Revista Fiel nº 1 de 2005, todos os meus parceiros, a partir desta revista até a compra do avião em 2009, leram que entre os 10 objetivos do nosso Ministério estava a compra de um avião. Essa revista é enviada mensalmente a todos os meus parceiros.
3- A partir da compra do avião, como fazemos em todas as revistas, mostramos os objetivos que temos e aqueles que foram alcançados. Na revista Fiel nº 61 de junho de 2010, fizemos uma matéria sobre a compra do avião, e mais uma vez a revista foi enviada a todos os parceiros do nosso ministério.
4- Toda a receita da AVEC – Associação Vitória em Cristo, como todos sabem é feita através de boleto bancário, cartão de crédito e ou depósito em conta. A AVEC não manuseia dinheiro, como consequência tudo é contabilizado.
5- Eu sou proprietário da 2ª maior Editora evangélica do país e nos últimos 5 anos consecutivos sou o pastor que mais vende livros e DVD no Brasil.
6- Além de informar aos meus parceiros sobre o objetivo de comprar um avião, em vários Congressos Fogo Para o Brasil, sempre falamos do desejo e objetivo do nosso ministério em adquirir um avião. Quando foi comprado também foi informado nos nossos congressos e milhares e milhares de pessoas são testemunhas disso.
7- Para os críticos, invejosos e caluniadores de plantão, só uma questão: O Papa anda de avião Jumbo, que é um dos aviões mais caros do mundo e ninguém fala nada. Se um pastor utiliza um avião o acusam de ladrão, dizem que roubou dinheiro da igreja para se beneficiar. Não existe nenhum pecado em uma entidade cristã possuir avião. Eles não entendem que a grandeza de um ministério dado por Deus necessita de ferramentas tecnológicas para a agilidade e o cumprimento de sua tarefa.
Mais uma vez quero reafirmar peremptoriamente, o AVIÃO É PROPRIEDADE DA ASSOCIAÇÃO VITÓRIA EM CRISTO e nunca esteve em meu nome. Aprendi com meu pai e meu sogro, grandes pastores, a separar aquilo que é meu do que é da igreja. Cuidado para você não se passar por Judas que ao ver uma mulher derramar um vaso de nardo puro e caríssimo aos pés de Jesus, disse que aquele dinheiro poderia ser dado para ajudar os pobres. Jesus respondeu: “Os pobres sempre tendes convosco”, isto quer dizer que em todo o tempo da história vai ter pobres para ser ajudado.
A verdade é que críticos e caluniadores não ajudam a ninguém, nem pobre, nem ministérios. Incomoda a eles ver a liberalidade dos outros.
Neste último final de semana, investimos mais de 1 Milhão de reais em uma Cruzada Evangelística no Marco Zero, em Recife-PE, onde mais de 400 mil pessoal foram edificadas e mais de 6.000 aceitaram a Cristo. Para os críticos e caluniadores, gastamos muito dinheiro. Para os que entendem o Reino de Deus, isso é investimento.
O evento foi tão grandioso que virou notícia no Jornal Nacional da Rede Globo. Assista, clique aqui.
Cuidado para você não ser enquadrado nas palavras de Jesus em Mt. 7 “Não julgues para que não sejais julgados, pois a medida que você julga você também será julgado”.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Robinson Monteiro é o novo contratado da Sony Music

Foi anunciado por meio do Twitter que o cantor Robinson Monteiro é o mais novo contratado da Sony Music Gospel. Robson ficou nacionalmente conhecido após participar, em 2001, do programa Raul Gil e vencer o programa de calouros.
O cantor que já tem vários CDs gravados sendo que os três últimos foram lançados pela Line Records, gravadora ligada a Igreja Universal do Reino de Deus que teve suas atividades suspensas recentemente.
“Mais um grande nome para o cast @SonyMusicGospel – o talentoso @Robinson_Anjo já e artista Sony Music!”, anunciou Maurício Soares, diretor executivo da gravadora, pela sua conta no microblog.
O cantor também usou as redes sociais para comemorar a novidade. “Feliz demais agora sou @SonyMusicGospel kkk quem diria! Isso é que é benção #Para_nossa_alegria!”, escreveu Robinson. O cantor também fez questão de agradecer aos seus pastores Samuel Ferreira e Keila Ferreira da Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo.
O próximo CD de Robinson Monteiro será gravado em breve e a Sony Music já adiantou que o trabalho terá a produção musical de Paulo César Baruk, um dos grandes nomes da música gospel que já produziu CDs de diversos artistas do cenário evangélico.


Igrejas evangélicas ganham cada vez mais espaço em Cuba

No momento que o Papa Bento XVI visita a capital cubana, sites revelam análises sobre as consequências do fim da restringência aos cultos religiosos, no começo da década de 1990. Estas avaliações apontam que as igrejas evangélicas já dominam quase metade da ilha, ao mesmo tempo em que o número de católicos segue cada vez mais escasso.
A usina de ideias Pew Research Center (PRC) fornece informações sobre tendências que constituem mudanças entre os Estados Unidos e o restante do mundo. Segundo a subdivisão da PRC que cuida de pesquisas sobre religião, o Forum on Religion and Public Life, não muito mais da metade dos cubanos é católico e ainda é menor o índice de praticantes.
Sob o ponto de vista do jornalista Randal C. Archibold, do The New York Times, esta propensão ao culto evangélico deixa clara a ausência de comoção por parte da população no comparecimento do papa até a ilha.
De acordo com o site do jornal Estadão, os fatores que contribuiram com esta elevada aceitação foram a simpatia de militares e membros do governo com o culto não católico, a ajuda das igrejas dos Estados Unidos e a receptividade aos laços ancestrais de Cuba com a África.
O bispo Ricardo Diaz, líder da Igreja Metodista em Cubana, acredita que a influência dos evangélicos na ilha vem aumentado gradativamente
O vínculo das igrejas evangélicas com divisões eclesiásticas americanas estruturam ainda mais as igrejas em Cuba. Os americanos auxiliam na manutenção através da expedição de voluntários e material evangélico. Já os afro-cubanos, que passaram boa parte do tempo impedidos de integrar a Igreja Católica, atualmente conseguem vincular sua cultura através da música, que se misturam aos ritmos africanos.
O bispo Ricardo Pereira Diaz, da Igreja Metodista cubana, observa que o prestígio de fidelistas quanto à comunidade evangélica cresce e sua presença é cada vez mais constante. “É um sinal de que, aos poucos, nossa influência está aumentando entre eles também”, afirma o bispo.
A Igreja Batista Ebenezer, em Cuba, já recebeu autoridades religiosas como o reverendo Jesse Jackson e o líder da nação do Islã, Louis Farrakhan. O pastor e integrante do parlamento, Raúl Sánchez, afirma que a ilha “tem um rico espírito africano” e os cultos religiosos devem compreender que “isso faz parte do tecido da cultura do país”.


Bebida alcoólica é ‘liberada’ na Copa do Mundo

A Câmara dos Deputados aprovou a Lei Geral da Copa, inclusive os pontos mais polêmicos. A venda de bebidas alcoólicas nos estádios não foi vetada. E agora a decisão polêmica fica com os estados. Mas como o texto aprovado na Câmara ainda vai para o Senado isso pode mudar.
Se os senadores não mexerem no projeto, sem uma liberação explícita da venda de bebidas alcoólicas, não vai ter jeito: a Fifa terá que negociar diretamente com os estados, onde os jogos serão realizados.
A grande discussão na Câmara era: durante a Copa pode haver consumo de bebida nos estádios? A liberação acabou não ficando explícita na lei aprovada pelos deputados. Eles optaram por suspender a proibição prevista no Estatuto do Torcedor. O problema é que outras leis tratam do assunto.
Ao todo, cinco dos 12 estados que vão sediar jogos da Copa têm leis próprias, que proíbem a comercialização das bebidas. Nesses casos, o entendimento na Câmara é de que a Fifa terá que negociar a liberação, para o Mundial, com os governos estaduais.
“Cada estado será uma sentença. Imagina que confusão. Porque, para efeito de Fifa, o Brasil é um só”, comenta o deputado Octávio Leite (PSDB-RJ). “Acho que o Congresso fez a sua parte. Chamamos os governadores para serem parceiros nessa matéria e ajudar a resolver lá nos estados”, diz o deputado Vicente Cândido, relator da Lei Geral da Copa.
Decisões concretas
Outros pontos estão claros como a obrigatoriedade de uma reserva de 1% dos ingressos em áreas privilegiadas dos estádios para pessoas com deficiência. Estudantes, população de baixa renda e idosos terão direito a entradas mais baratas, que deverão custar cerca de R$ 50. No mês da Copa, as escolas devem estar de férias e os dias de jogos do Brasil deverão ser feriados.
A lei agora segue para votação no Senado, mas a oposição diz que a preocupação é outra. “O que está se fazendo em matéria de gasto público, para os estádios, é 47% a mais do previsto”, declara o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
“A oposição é incansável. Agora muda o disco. O Brasil vai fazer uma linda Copa. Só precisa ganhar; essa é a grande dúvida que alguns têm”, aponta Jilmar Tato (PT-PR), líder do partido na Câmara.


Vídeo: curado Lula agradece apoio e anuncia volta à política

Depois de exames atestarem que seu tumor na laringe desapareceu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo para agradecer pelo apoio recebido nos cinco meses de tratamento. Aparentando cansaço e com a voz ainda mais grave que o habitual, Lula anunciou ainda que voltará à militância política, dessa vez com “muito mais cuidado” por conta da saúde.
“Quero agradecer a todo mundo dizendo que vou voltar à vida política. Porque o Brasil precisa continuar crescendo, se desenvolvendo, gerando emprego (…) e melhorando a vida de milhões e milhões de brasileiros que conseguiram chegar à classe média e não querem voltar atrás”. O vídeo foi gravado na sede do Instituto Lula.
No encerramento Lula faz um agradecimento especial: “Obrigado meu Deus por mais uma vez atender a essa humilde brasileiro que tanto tem fé em Deus”.
Exames feitos nesta quarta-feira, dia 28, pelo ex-presidente mostraram o desaparecimento do tumor na laringe, após as sessões de quimioterapia e radioterapia. “Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado”, diz o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Lula passou por exames esta manhã.
No dia 17 de fevereiro, Lula havia encerrado o tratamento contra um câncer na laringe, depois de passar por várias sessões de radioterapia. No dia 4 de março, o ex-presidente foi internado, após ter apresentado febre baixa e foi constatada uma infecção pulmonar de leve intensidade.
A assessoria do presidente da República em exercício, Marco Maia, divulgou nota informando que Lula ligou para Marco Maia e o incumbiu de divulgar a notícia aos líderes dos partidários. Na Índia para a 4ª Cúpula do Brics (o grupo de países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Dilma celebrou a notícia. “Ele [Lula] me ligou hoje, antes do jantar [de abertura da cúpula do Brics]. Ele deve estar comemorando até agora. De uma certa forma, já esperava, mas ter certeza é muito bom”, afirmou a presidente.
Fonte: Época



Deputado federal Tiririca agora dá uma de pastor evangélico Segundo o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna Radar on-line na Veja, o gabinete de Tiririca foi cenário de um episódio inusitado na semana passada em Brasília (DF). O deputado federal Tiririca foi procurado por uma senhorinha aflita, que se dizia perseguida por inimigos imaginários. Diante da aflição da mulher, Tiririca formou uma roda com dois assessores, colocou a mão na cabeça da mulher e disse: ”Eu vou orar para eles pararem de perseguir a senhora”. Impostando a voz como se fosse um pastor, Tiririca passou a gritar: “Sai, sai, sai desse corpo…”. Tiririca jura que a mulher saiu tranquilona do gabinete.

Deputado federal Tiririca agora dá uma de pastor evangélico

Segundo o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna Radar on-line na Veja, o gabinete de Tiririca foi cenário de um episódio inusitado na semana passada em Brasília (DF).
O deputado federal Tiririca foi procurado por uma senhorinha aflita, que se dizia perseguida por inimigos imaginários. Diante da aflição da mulher, Tiririca formou uma roda com dois assessores, colocou a mão na cabeça da mulher e disse: ”Eu vou orar para eles pararem de perseguir a senhora”.
Impostando a voz como se fosse um pastor, Tiririca passou a gritar: “Sai, sai, sai desse corpo…”. Tiririca jura que a mulher saiu tranquilona do gabinete.


quarta-feira, 28 de março de 2012

MG reconhece divórcio de união gay no Estado por Admin - 27 março 2012 - 0 Comentários 97 Leituras São Paulo - A Justiça de Minas Gerais reconheceu, no último dia 22, o fim de união homoafetiva de cerca de cinco anos entre duas mulheres, após pedido de uma delas requerendo os bens a que acreditava ter direito, segundo informações do Tribunal de Justiça (TJ) mineiro. Cabe recurso, segundo o TJ. A sentença do juiz Genil Anacleto Rodrigues Filho, 26ª Vara Cível de Belo Horizonte, julgou parcialmente procedente o pedido de uma delas, que pretendia ter reconhecida a união, que já estava desfeita, para requerer os bens adquiridos. Segundo o TJ, com base nas provas apresentadas, a relação homoafetiva foi reconhecida, homologada e dissolvida pelo juiz. Segundo o TJ, a mulher que entrou com a ação de reconhecimento e dissolução de união estável, com partilha de bens, alegou que manteve uma relação homoafetiva entre julho de 1995 e 2002. Segundo ela, neste período, afirmou ter adquirido com a companheira um apartamento no bairro Santo Branca, onde residiam, e ainda um veículo Ford Pampa. Apesar de a outra mulher negar o relacionamento estável, documentos e depoimentos de testemunhas colhidos em audiência na 26ª Vara Cível e no fórum de Pará de Minas, o juiz concluiu que as "testemunhas ouvidas foram uníssonas" em afirmar que, de fato, as mulheres tiveram um relacionamento homoafetivo e viveram cerca de cinco anos em união estável. Com isso, o juiz considerou o regime de comunhão parcial de bens para, com base nos comprovantes de depósitos apresentados pela mulher que entrou com a ação, reconhecer-lhe o direito a 8,69% do valor do imóvel, correspondente a prestações do imóvel pagas conjuntamente durante a convivência. Já o carro foi adquirido após a venda de outro veículo adquirido antes da união e portanto não será partilhado, segundo o TJ.


MG reconhece divórcio de união gay no Estado



São Paulo - A Justiça de Minas Gerais reconheceu, no último dia 22, o fim de união homoafetiva de cerca de cinco anos entre duas mulheres, após pedido de uma delas requerendo os bens a que acreditava ter direito, segundo informações do Tribunal de Justiça (TJ) mineiro. Cabe recurso, segundo o TJ.
A sentença do juiz Genil Anacleto Rodrigues Filho, 26ª Vara Cível de Belo Horizonte, julgou parcialmente procedente o pedido de uma delas, que pretendia ter reconhecida a união, que já estava desfeita, para requerer os bens adquiridos. Segundo o TJ, com base nas provas apresentadas, a relação homoafetiva foi reconhecida, homologada e dissolvida pelo juiz.
Segundo o TJ, a mulher que entrou com a ação de reconhecimento e dissolução de união estável, com partilha de bens, alegou que manteve uma relação homoafetiva entre julho de 1995 e 2002. Segundo ela, neste período, afirmou ter adquirido com a companheira um apartamento no bairro Santo Branca, onde residiam, e ainda um veículo Ford Pampa.
Apesar de a outra mulher negar o relacionamento estável, documentos e depoimentos de testemunhas colhidos em audiência na 26ª Vara Cível e no fórum de Pará de Minas, o juiz concluiu que as "testemunhas ouvidas foram uníssonas" em afirmar que, de fato, as mulheres tiveram um relacionamento homoafetivo e viveram cerca de cinco anos em união estável.
Com isso, o juiz considerou o regime de comunhão parcial de bens para, com base nos comprovantes de depósitos apresentados pela mulher que entrou com a ação, reconhecer-lhe o direito a 8,69% do valor do imóvel, correspondente a prestações do imóvel pagas conjuntamente durante a convivência. Já o carro foi adquirido após a venda de outro veículo adquirido antes da união e portanto não será partilhado, segundo o TJ.


Estudo conclui que pipoca pode auxiliar no combate ao envelhecimento A pipoca já foi apontada como benéfica para a dieta devido ao baixo teor calórico. Mas agora um grupo de cientistas afirma que ela talvez ultrapasse frutas e vegetais no número de antioxidantes, ou polifenóis, que têm uma série de vantagens para a saúde, inclusive o combate ao envelhecimento, já que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células. Especialistas americanos chegaram a essa conclusão porque a pipoca é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, que possuem até 90% de água. Uma porção do alimento tem até 300mg de antioxidantes – praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas. Eles também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de antioxidantes e fibra. Os cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, revelaram a sua descoberta em uma reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, nos Estados Unidos. - Essas cascas merecem mais respeito. Nutricionalmente, elas são pepitas de ouro – disse o pesquisador Joe Vinson ao jornal “Daily Mail”. Mas Vinson alerta que as pessoas não devem abrir mão de consumir frutas e legumes para viver à base de pipoca, pois ela não contém vitaminas e nutrientes vitais encontrados nestes alimentos. No entanto, acrescentou que a pipoca tem muitos outros benefícios para a saúde: - A pipoca pode ser o aperitivo perfeito. Trata-se do único lanche feito 100% de grãos não processados. Todos os outros são processados e diluídos com outros ingredientes. Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável. Os cientistas avisaram que o modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca para a saúde. - Pipoca de panela tem o menor número de calorias enquanto que a de micro-ondas tem duas vezes o número de calorias da tradicional.

Estudo conclui que pipoca pode auxiliar no combate ao envelhecimento

A pipoca já foi apontada como benéfica para a dieta devido ao baixo teor calórico. Mas agora um grupo de cientistas afirma que ela talvez ultrapasse frutas e vegetais no número de antioxidantes, ou polifenóis, que têm uma série de vantagens para a saúde, inclusive o combate ao envelhecimento, já que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células.
Especialistas americanos chegaram a essa conclusão porque a pipoca é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, que possuem até 90% de água. Uma porção do alimento tem até 300mg de antioxidantes – praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas.
Eles também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de antioxidantes e fibra. Os cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, revelaram a sua descoberta em uma reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, nos Estados Unidos.
- Essas cascas merecem mais respeito. Nutricionalmente, elas são pepitas de ouro – disse o pesquisador Joe Vinson ao jornal “Daily Mail”.
Mas Vinson alerta que as pessoas não devem abrir mão de consumir frutas e legumes para viver à base de pipoca, pois ela não contém vitaminas e nutrientes vitais encontrados nestes alimentos. No entanto, acrescentou que a pipoca tem muitos outros benefícios para a saúde:
- A pipoca pode ser o aperitivo perfeito. Trata-se do único lanche feito 100% de grãos não processados. Todos os outros são processados e diluídos com outros ingredientes. Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável.
Os cientistas avisaram que o modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca para a saúde.
- Pipoca de panela tem o menor número de calorias enquanto que a de micro-ondas tem duas vezes o número de calorias da tradicional.


Cantora Baby do Brasil grava CD gospel e promete DVD Baby do Brasil anunciou esta semana o lançamento de seu CD gospel, em entrevista ao portal de notícias R7, apesar de ainda não ter data definida. Segundo a cantora, o álbum terá músicas de diversos ritmos e versões de grandes sucessos de músicas evangélicas internacionais.“Tem bossa nova, jazz e muito rock”, contou Baby à publicação. O álbum terá a participação especial de uma de suas filhas, Nana Shara, que também se tornou evangélica, em uma faixa em inglês. A cantora contou que não teve todas as filhas participando no álbum por falta de tempo e que tem vontade de produzir Sarah Sheeva. A produção do CD será feita no exterior, mas traz a maior parte das faixas cantadas em português. Nas músicas, Baby aborda temas relacionados a problemas sociais, como em “Eles Precisam Saber a Verdade”, em que fala sobre os problemas das drogas. A artista revelou que a canção foi inspirada ao ver o sofrimento de muitos amigos. Além do CD gospel, Baby do Brasil anunciou outros projetos para o futuro. A cantora, que começou sua vida artística no grupo Novos Baianos, quer escrever uma autobiografia e um documentário sobre a passagem pela banda. Também está nos planos da cantora a gravação de um DVD. No fim da década de 1990, Baby se tornou evangélica e passou a atuar como pastora, mas manteve sua carreira de cantora. Durante a entrevista, Baby também comentou que muitas pessoas estranham sua conversão, não só seus antigos fãs, mas também os evangélicos mais conservadores. “No meio evangélico existe um lado caretézimo e um lado supermatrix. O lado supermatrix sacou na hora: o Espírito Santo pegou essa menina e ela vai ter a revelação que ela quer”, disse.

Cantora Baby do Brasil grava CD gospel e promete DVD

Baby do Brasil anunciou esta semana o lançamento de seu CD gospel, em entrevista ao portal de notícias R7, apesar de ainda não ter data definida. Segundo a cantora, o álbum terá músicas de diversos ritmos e versões de grandes sucessos de músicas evangélicas internacionais.“Tem bossa nova, jazz e muito rock”, contou Baby à publicação.
O álbum terá a participação especial de uma de suas filhas, Nana Shara, que também se tornou evangélica, em uma faixa em inglês. A cantora contou que não teve todas as filhas participando no álbum por falta de tempo e que tem vontade de produzir Sarah Sheeva.
A produção do CD será feita no exterior, mas traz a maior parte das faixas cantadas em português.
Nas músicas, Baby aborda temas relacionados a problemas sociais, como em “Eles Precisam Saber a Verdade”, em que fala sobre os problemas das drogas. A artista revelou que a canção foi inspirada ao ver o sofrimento de muitos amigos.
Além do CD gospel, Baby do Brasil anunciou outros projetos para o futuro. A cantora, que começou sua vida artística no grupo Novos Baianos, quer escrever uma autobiografia e um documentário sobre a passagem pela banda. Também está nos planos da cantora a gravação de um DVD.
No fim da década de 1990, Baby se tornou evangélica e passou a atuar como pastora, mas manteve sua carreira de cantora.
Durante a entrevista, Baby também comentou que muitas pessoas estranham sua conversão, não só seus antigos fãs, mas também os evangélicos mais conservadores. “No meio evangélico existe um lado caretézimo e um lado supermatrix. O lado supermatrix sacou na hora: o Espírito Santo pegou essa menina e ela vai ter a revelação que ela quer”, disse.


Lançamento: A Estratégia – O plano dos homossexuais para transformar a sociedade Num tempo em que a homossexualidade é tão discutida nos mais diversos segmentos sociais, a Central Gospel acaba de lançar um livro que promete polemizar: A Estratégia – O plano dos homossexuais para transformar a sociedade. A obra reúne o resultado de 33 anos de pesquisa sobre o assunto do reverendo Louis P. Sheldon. Segundo o autor, fundador e presidente da Coalizão dos valores tradicionais, os ativistas gays querem não é apenas tolerância ao homossexualismo, o respeito e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eles desejam a legitimização de padrões de comportamento que a Palavra de Deus e a lei moral com que o Criador nos dotou identificam como abominação. Por isso, a obra visa conscientizar os leitores sobre o que os homossexuais têm feito para manipular a opinião pública e sobrepor-se aos direitos dos demais cidadãos. Na primeira parte do livro, Sheldon oferece um olhar abrangente sobre o movimento gay e as dramáticas diferenças entre as afirmações fraudulentas dos homossexuais e a realidade moral de seu estilo de vida. Na segunda, o autor analisa como o lobby homossexual vem atacando os valores tradicionais nos tribunais, nos locais de trabalho e na escola. Por fim, a última parte de A Estratégia fala sobre como os cristãos podem posicionar-se em defesa do casamento heterossexual, da família e dos valores éticos e morais.

Lançamento: A Estratégia – O plano dos homossexuais para transformar a sociedade

Num tempo em que a homossexualidade é tão discutida nos mais diversos segmentos sociais, a Central Gospel acaba de lançar um livro que promete polemizar: A Estratégia – O plano dos homossexuais para transformar a sociedade. A obra reúne o resultado de 33 anos de pesquisa sobre o assunto do reverendo Louis P. Sheldon.
Segundo o autor, fundador e presidente da Coalizão dos valores tradicionais, os ativistas gays querem não é apenas tolerância ao homossexualismo, o respeito e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eles desejam a legitimização de padrões de comportamento que a Palavra de Deus e a lei moral com que o Criador nos dotou identificam como abominação.
Por isso, a obra visa conscientizar os leitores sobre o que os homossexuais têm feito para manipular a opinião pública e sobrepor-se aos direitos dos demais cidadãos. Na primeira parte do livro, Sheldon oferece um olhar abrangente sobre o movimento gay e as dramáticas diferenças entre as afirmações fraudulentas dos homossexuais e a realidade moral de seu estilo de vida. Na segunda, o autor analisa como o lobby homossexual vem atacando os valores tradicionais nos tribunais, nos locais de trabalho e na escola. Por fim, a última parte de A Estratégia fala sobre como os cristãos podem posicionar-se em defesa do casamento heterossexual, da família e dos valores éticos e morais.


Menina usa sua câmera de videogame para flagrar próprio abuso sexual John Fisher (foto), 46 anos, foi preso depois que uma garota de 10 anos mostrou à polícia a foto que ela mesma tirou dele a acariciando. Para a polícia, a foto é uma prova indiscutível de pedofilia. Fisher foi preso por três anos e meio nesta teça-feira, dia 27, após julgamento no tribunal de Ipswich, na Inglaterra. A história foi publicada hoje no dailymail.co.uk. A primeira vez em que a menina foi abusada por Fisher, ela tinha nove anos e contou o ocorrido à sua mãe. Nada foi feito contra o homem porque não havia prova. Mas o pedófilo resolveu atacá-la novamente com carícias sexuais um ano depois, quando a menina tinha 10 anos. Inteligente, ela pegou seu aparelho de videogame Nintendo DS e usou a câmera para registrar o ato. Diante da evidência, Fisher foi detido e confessou ter abusado dela em janeiro de 2010 e em novembro do ano passado. Nos próximos 10 anos, Fisher foi proibido pelo juiz de ter qualquer contato com crianças e adolescentes de menos de 16 anos. “Ela teve coragem suficiente para vir a nós e relatar o incidente, dando todos os detalhes, com muita precisão”, disse ao Mail Annabelle Bunn, a oficial encarregada do caso, na polícia de Suffolk. “Embora Fisher no início tenha negado o abuso, ao ser confrontado com a imagem não teve outra opção a não ser confessar tudo que a menina havia denunciado”. Não foi divulgado o grau de relacionamento ou parentesco entre Fisher e a menina.

Menina usa sua câmera de videogame para flagrar próprio abuso sexual

John Fisher (foto), 46 anos, foi preso depois que uma garota de 10 anos mostrou à polícia a foto que ela mesma tirou dele a acariciando.
Para a polícia, a foto é uma prova indiscutível de pedofilia. Fisher foi preso por três anos e meio nesta teça-feira, dia 27, após julgamento no tribunal de Ipswich, na Inglaterra. A história foi publicada hoje no dailymail.co.uk.
A primeira vez em que a menina foi abusada por Fisher, ela tinha nove anos e contou o ocorrido à sua mãe. Nada foi feito contra o homem porque não havia prova.
Mas o pedófilo resolveu atacá-la novamente com carícias sexuais um ano depois, quando a menina tinha 10 anos. Inteligente, ela pegou seu aparelho de videogame Nintendo DS e usou a câmera para registrar o ato. Diante da evidência, Fisher foi detido e confessou ter abusado dela em janeiro de 2010 e em novembro do ano passado. 
Nos próximos 10 anos, Fisher foi proibido pelo juiz de ter qualquer contato com crianças e adolescentes de menos de 16 anos.
“Ela teve coragem suficiente para vir a nós e relatar o incidente, dando todos os detalhes, com muita precisão”, disse ao Mail Annabelle Bunn, a oficial encarregada do caso, na polícia de Suffolk. “Embora Fisher no início tenha negado o abuso, ao ser confrontado com a imagem não teve outra opção a não ser confessar tudo que a menina havia denunciado”.
Não foi divulgado o grau de relacionamento ou parentesco entre Fisher e a menina.


Regis Danese dá seu testemunho no TV Xuxa Especial de Páscoa O cantor Regis Danese foi um dos convidados pela apresentadora Xuxa para participar do programa “TV Xuxa Especial de Páscoa”, que vai ao ar no sábado dia 7 de abril, às 15h na TV Globo. Durante a gravação, que aconteceu no dia 14 deste mês, Regis Danese lançou o seu novo CD ‘Tudo Novo’ pela MK Music e cantou a música de trabalho “Tu podes”. Regis não perdeu a oportunidade de ministrar sobre o que Deus tem feito em sua vida e em sua família, principalmente através da Brendinha, sua filha. “A cura é com o tempo. Mas o milagre é agora. Eu vivo o milagre de Deus. É o que eu canto”, declarou o cantor emocionando a todos e levando a apresentadora às lágrimas. No encerramento, Xuxa pediu para Regis cantar a sua música mais famosa, “Faz um milagre em mim”, que ela declarou ser uma das canções mais bonitas que já ouviu e uma das suas preferidas. Chamados por Xuxa, todos os convidados (os padres Marcelo Rossi, Fábio de Melo e a cantora Damares) se juntaram a Regis. A plateia, com adultos e muitas crianças, formou um grande coral e a emoção foi visível. Após a gravação, Regis mostrou para Xuxa o vídeo que Brendinha gravou para a apresentadora. “Quando eu ficar boa quero conhecer a Xuxa”, foi um dos recados da pequena. A apresentadora ficou muito impressionada com o testemunho do cantor. Nos bastidores, Regis presenteou os padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi e toda produção com se novo CD.

Regis Danese dá seu testemunho no TV Xuxa Especial de Páscoa

O cantor Regis Danese foi um dos convidados pela apresentadora Xuxa para participar do programa “TV Xuxa Especial de Páscoa”, que vai ao ar no sábado dia 7 de abril, às 15h na TV Globo.
Durante a gravação, que aconteceu no dia 14 deste mês, Regis Danese lançou o seu novo CD ‘Tudo Novo’ pela MK Music e cantou a música de trabalho “Tu podes”. Regis não perdeu a oportunidade de ministrar sobre o que Deus tem feito em sua vida e em sua família, principalmente através da Brendinha, sua filha. “A cura é com o tempo. Mas o milagre é agora. Eu vivo o milagre de Deus. É o que eu canto”, declarou o cantor emocionando a todos e levando a apresentadora às lágrimas.
No encerramento, Xuxa pediu para Regis cantar a sua música mais famosa, “Faz um milagre em mim”, que ela declarou ser uma das canções mais bonitas que já ouviu e uma das suas preferidas. Chamados por Xuxa, todos os convidados (os padres Marcelo Rossi, Fábio de Melo e a cantora Damares) se juntaram a Regis. A plateia, com adultos e muitas crianças, formou um grande coral e a emoção foi visível.
Após a gravação, Regis mostrou para Xuxa o vídeo que Brendinha gravou para a apresentadora. “Quando eu ficar boa quero conhecer a Xuxa”, foi um dos recados da pequena. A apresentadora ficou muito impressionada com o testemunho do cantor.
Nos bastidores,  Regis presenteou os padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi e toda produção com se novo CD.


Crianças foram forçadas a ficar nuas em escola Uma professora e uma monitora escolar são acusadas de obrigar crianças de 9 e 10 anos a tirarem as roupas em salas de aula da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Segundo os alunos, elas procuravam por pouco mais de R$ 30. A Polícia Civil espera ouvir nesta semana os depoimentos das acusadas. Desde a terça-feira da semana passada, quando ocorreu o caso, foram ouvidos pais de parte dos alunos e a diretora da escola. A Secretaria Municipal de Educação já as afastou. As crianças estavam em aula quando a monitora foi ao banheiro. Na volta, teria percebido a bolsa aberta e o desaparecimento do dinheiro. Segundo o delegado, ela separou meninos e meninas em duas salas e os obrigou a tirar toda a roupa, na presença da professora. O dinheiro não foi encontrado.

Crianças foram forçadas a ficar nuas em escola

Uma professora e uma monitora escolar são acusadas de obrigar crianças de 9 e 10 anos a tirarem as roupas em salas de aula da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em São Gonçalo do Sapucaí (MG). Segundo os alunos, elas procuravam por pouco mais de R$ 30.
A Polícia Civil espera ouvir nesta semana os depoimentos das acusadas. Desde a terça-feira da semana passada, quando ocorreu o caso, foram ouvidos pais de parte dos alunos e a diretora da escola. A Secretaria Municipal de Educação já as afastou.
As crianças estavam em aula quando a monitora foi ao banheiro. Na volta, teria percebido a bolsa aberta e o desaparecimento do dinheiro. Segundo o delegado, ela separou meninos e meninas em duas salas e os obrigou a tirar toda a roupa, na presença da professora. O dinheiro não foi encontrado.


‘Zombaremos de Jesus, mas não de Maomé’, diz chefão da BBC Mark Thompson é diretor geral da BBC desde 2004 O chefe da BBC, Mark Thompson, admitiu que a rede BBC jamais zombaria de Maomé como zomba de Jesus. Ele justificou a espantosa confissão de preconceito religioso dando a entender que zombar de Maomé teria o mesmo peso emocional da pornografia infantil. Mas tudo bem zombar de Jesus porque o cristianismo suporta tudo e tem pouca relação com questões étnicas. Thompson diz que a BBC jamais teria levado ao ar “Jerry Springer – The Opera” — um polêmico musical que zomba de Jesus — se o alvo fosse Maomé. Eles fez essas declarações numa entrevista para um projeto de pesquisa da Universidade Oxford. Thompson afirmou: “A questão é que, para um muçulmano, uma representação teatral, especialmente se for cômica ou humilhante, do profeta Maomé tem o preso emocional de uma grotesca peça de pornografia infantil”. O porta-voz da BBC não quis comentar as declarações. No ano passado, o ex-âncora da BBC Peter Sissons disse que é permitido insultar os cristãos na rede, mas que os muçulmanos não podem ser ofendidos. Sissons, cujas memórias foram publicadas numa série no Daily Mail, afirmou: “O Islã não pode ser atacado sob nenhuma hipótese, mas os cristãos, sim, porque eles não reagem quando são atacados”. O ex-apresentador disse também que os profissionais têm suas respectivas carreiras prejudicadas se não seguem essa orientação da BBC. Essas declarações foram publicadas no final de fevereiro pelo The Christian Institute em uma entrevista concedida pelo próprio Mark Thompson e comentadas pelo jornalista Reinaldo Azevedo em seu blog na Veja. Para Reinaldo Azevedo, que chamou Thompson de ‘bestalhão covarde e arrogante’, o cristianismo é hoje a religião mais perseguida do mundo, sendo a religião que tem o maior números de fiéis assassinados em razão de sua escolha. “E os perseguidores são… grupos muçulmanos! Isso não torna culpados todos os muçulmanos? Não! Apenas os perseguidores”, declarou o jornalista.

‘Zombaremos de Jesus, mas não de Maomé’, diz chefão da BBC

Mark Thompson é diretor geral da BBC desde 2004
O chefe da BBC, Mark Thompson, admitiu que a rede BBC jamais zombaria de Maomé como zomba de Jesus. Ele justificou a espantosa confissão de preconceito religioso dando a entender que zombar de Maomé teria o mesmo peso emocional da pornografia infantil. Mas tudo bem zombar de Jesus porque o cristianismo suporta tudo e tem pouca relação com questões étnicas.
Thompson diz que a BBC jamais teria levado ao ar “Jerry Springer – The Opera” — um polêmico musical que zomba de Jesus — se o alvo fosse Maomé. Eles fez essas declarações numa entrevista para um projeto de pesquisa da Universidade Oxford.
Thompson afirmou: “A questão é que, para um muçulmano, uma representação teatral, especialmente se for cômica ou humilhante, do profeta Maomé tem o preso emocional de uma grotesca peça de pornografia infantil”. O porta-voz da BBC não quis comentar as declarações.
No ano passado, o ex-âncora da BBC Peter Sissons disse que é permitido insultar os cristãos na rede, mas que os muçulmanos não podem ser ofendidos. Sissons, cujas memórias foram publicadas numa série no Daily Mail, afirmou: “O Islã não pode ser atacado sob nenhuma hipótese, mas os cristãos, sim, porque eles não reagem quando são atacados”. O ex-apresentador disse também que os profissionais têm suas respectivas carreiras prejudicadas se não seguem essa orientação da BBC.
Essas declarações foram publicadas no final de fevereiro pelo The Christian Institute em uma entrevista concedida pelo próprio Mark Thompson e comentadas pelo jornalista Reinaldo Azevedo em seu blog na Veja.
Para Reinaldo Azevedo, que chamou Thompson de ‘bestalhão covarde e arrogante’, o cristianismo é hoje a religião mais perseguida do mundo, sendo a religião que tem o maior números de fiéis assassinados em razão de sua escolha. “E os perseguidores são… grupos muçulmanos! Isso não torna culpados todos os muçulmanos? Não! Apenas os perseguidores”, declarou o jornalista.


Homem de 84 anos se forma em Direito na Bahia Ele já trabalhou com agricultor, técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em Administração e em Pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em Direito. Aos 84 anos, o baiano Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em Direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador. A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente. “Agora vou cursar a pós-graduação em Direito Trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador”, afirma. Leur Teixeira nasceu em Ibirataia, no sudoeste da Bahia. Sétimo filho de 12 irmãos, foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Nesse período, ele aproveitou as oportunidades e fez dois cursos técnicos, um na área comercial e o outro em contabilidade. “Sempre gostei muito de ler quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, a escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra. Quando terminou o curso técnico em contabilidade, Teixeira foi morar no município de Itabuna, na região sul da Bahia, onde abriu um escritório. Aos 30 anos, veio para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa e começou a estudar para realizar o grande sonho da sua vida. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para Direito. Foi na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), mas não passei”, afirma.

Homem de 84 anos se forma em Direito na Bahia

Ele já trabalhou com agricultor, técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em Administração e em Pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em Direito. Aos 84 anos, o baiano Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em Direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador.
A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente. “Agora vou cursar a pós-graduação em Direito Trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador”, afirma.
Leur Teixeira nasceu em Ibirataia, no sudoeste da Bahia. Sétimo filho de 12 irmãos, foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Nesse período, ele aproveitou as oportunidades e fez dois cursos técnicos, um na área comercial e o outro em contabilidade. “Sempre gostei muito de ler quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, a escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra.
Quando terminou o curso técnico em contabilidade, Teixeira foi morar no município de Itabuna, na região sul da Bahia, onde abriu um escritório. Aos 30 anos, veio para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa e começou a estudar para realizar o grande sonho da sua vida. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para Direito. Foi na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), mas não passei”, afirma.


Vereadores trocam socos e sessão termina em pancadaria Vereadores brigam na sessão da Câmara em Itatinga (SP) Na noite desta segunda-feira, dia 26, a sessão na Câmara de Itatinga (SP) foi tumultuada e os vereadores acabaram se espancando no plenário. Mais de 100 pessoas acompanhavam as votações que decidiriam por uma possível cassação do prefeito da cidade. A denúncia foi feita pelo vereador Júlio Fogaça e lida pela secretária, mas foi rejeitada por votação. Uma segunda denúncia, desta vez contra o próprio vereador, foi feita por um morador da cidade, mas também não foi aceita pela maioria da Câmara. O problema começou quando os parlamentares começaram a desenrolar suas falas no plenário. Durante a fala do vereador Antônio dos Santos Barbosa, houve uma interrupção feita por Júlio Fogaça. Os dois se empurraram. O vereador Marcos Feliciano tentou separar, mas também foi atingido. Os dois vereadores que começaram a briga se agarraram e trocaram socos e só foram separados pelos policiais militares que acompanhavam a sessão. As pessoas que assistiam invadiram o plenário e também foram contidas pela PM. O vereador Júlio Fogaça afirmou que a discussão é normal dentro da Câmara. Já o vereador Antônio disse que foi provocado pelo vereador da oposição e reagiu aos comentários do colega. A polícia precisou de reforços. O efetivo, que geralmente trabalha com quatro homens, foi aumentado para dez policiais. Na saída, populares que acompanhavam a sessão ainda xingaram Júlio Fogaça, que precisou ser escoltado até o carro.

Vereadores trocam socos e sessão termina em pancadaria

Vereadores brigam na sessão da Câmara em Itatinga (SP)
Na noite desta segunda-feira, dia 26, a sessão na Câmara de Itatinga (SP) foi tumultuada e os vereadores acabaram se espancando no plenário. Mais de 100 pessoas acompanhavam as votações que decidiriam por uma possível cassação do prefeito da cidade.
A denúncia foi feita pelo vereador Júlio Fogaça e lida pela secretária, mas foi rejeitada por votação. Uma segunda denúncia, desta vez contra o próprio vereador, foi feita por um morador da cidade, mas também não foi aceita pela maioria da Câmara.
O problema começou quando os parlamentares começaram a desenrolar suas falas no plenário. Durante a fala do vereador Antônio dos Santos Barbosa, houve uma interrupção feita por Júlio Fogaça. Os dois se empurraram. O vereador Marcos Feliciano tentou separar, mas também foi atingido.
Os dois vereadores que começaram a briga se agarraram e trocaram socos e só foram separados pelos policiais militares que acompanhavam a sessão. As pessoas que assistiam invadiram o plenário e também foram contidas pela PM.
O vereador Júlio Fogaça afirmou que a discussão é normal dentro da Câmara. Já o vereador Antônio disse que foi provocado pelo vereador da oposição e reagiu aos comentários do colega.
A polícia precisou de reforços. O efetivo, que geralmente trabalha com quatro homens, foi aumentado para dez policiais. Na saída, populares que acompanhavam a sessão ainda xingaram Júlio Fogaça, que precisou ser escoltado até o carro.


Presos postam fotos de festa dentro do presídio na rede social Presos fizeram festa e publicaram várias fotos na rede social Doze presos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, fizeram uma festa na prisão e publicaram fotos em uma rede social. Nas imagens, eles aparecem dentro da prisão, com bebidas alcoólicas e petiscos. O diretor da unidade prisional, Otton Bittar, foi afastado do cargo nesta segunda-feira, dia 26, após a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) ter acesso às imagens. Ele não foi localizado para dar declarações. As imagens publicadas na rede social mostram os presos em uma cela da UPP consumindo bebidas alcoólicas e energéticos, além de churrasco e petiscos. Dentro da cela, havia mesas e cadeiras plásticas, além de um aparelho de som de alta potência e uma TV de LED, confortos que não deveriam ser permitidos nem pela guarda interna e nem pela diretoria da unidade prisional. Segundo o diretor de sistema prisional da Sejus, Sérgio Couto, os presos que participaram da festa eram das celas 208, 210 e 409. Eles são considerados de alta periculosidade. Sete deles foram transferidos para o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e cinco foram para o Centro de Detenção Provisória (CDP), ambos localizados na BR-174 (Manaus – Boa Vista). “O motivo da transferência foi disciplinar. Eles ficarão em celas isoladas por um tempo”, afirmou. Sérgio afirmou ainda que uma sindicância já foi aberta e que o diretor Otton Bittar foi afastado por causa das investigações. “Ele ainda não foi ouvido oficialmente”, disse.

Presos postam fotos de festa dentro do presídio na rede social

Presos fizeram festa e publicaram várias fotos na rede social
Doze presos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, fizeram uma festa na prisão e publicaram fotos em uma rede social. Nas imagens, eles aparecem dentro da prisão, com bebidas alcoólicas e petiscos. O diretor da unidade prisional, Otton Bittar, foi afastado do cargo nesta segunda-feira, dia 26, após a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) ter acesso às imagens. Ele não foi localizado para dar declarações.
As imagens publicadas na rede social mostram os presos em uma cela da UPP consumindo bebidas alcoólicas e energéticos, além de churrasco e petiscos. Dentro da cela, havia mesas e cadeiras plásticas, além de um aparelho de som de alta potência e uma TV de LED, confortos que não deveriam ser permitidos nem pela guarda interna e nem pela diretoria da unidade prisional.
Segundo o diretor de sistema prisional da Sejus, Sérgio Couto, os presos que participaram da festa eram das celas 208, 210 e 409. Eles são considerados de alta periculosidade. Sete deles foram transferidos para o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e cinco foram para o Centro de Detenção Provisória (CDP), ambos localizados na BR-174 (Manaus – Boa Vista). “O motivo da transferência foi disciplinar. Eles ficarão em celas isoladas por um tempo”, afirmou.
Sérgio afirmou ainda que uma sindicância já foi aberta e que o diretor Otton Bittar foi afastado por causa das investigações. “Ele ainda não foi ouvido oficialmente”, disse.


Comercial do Red Bull sai do ar por desrespeitar Jesus Mais um sinal de que os cristãos estão mais ativos do que nunca no Brasil. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu nesta terça-feira, dia 27, a veiculação do anúncio do energético da marca Red Bull, no qual o personagem central é Jesus Cristo. De acordo com o blog Radar Online, da Veja, o conselho justificou que o comercial “fere a respeitabilidade religiosa”. Mais de 200 reclamações de consumidores levaram o Conar a determinar a suspensão da propaganda de TV. A campanha ‘Red Bull – Nazaré’ mostra Jesus Cristo andando sobre as águas e um apóstolo perguntando como Ele conseguiu fazer aquilo. Um terceiro afirma que ele só conseguiu a façanha porque bebeu o energético. No final, Jesus diz outra versão para o fato: “Só tem que ficar esperto onde tem pedra”.

Comercial do Red Bull sai do ar por desrespeitar Jesus

Mais um sinal de que os cristãos estão mais ativos do que nunca no Brasil. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu nesta terça-feira, dia 27, a veiculação do anúncio do energético da marca Red Bull, no qual o personagem central é Jesus Cristo.
De acordo com o blog Radar Online, da Veja, o conselho justificou que o comercial “fere a respeitabilidade religiosa”. Mais de 200 reclamações de consumidores levaram o Conar a determinar a suspensão da propaganda de TV.
A campanha ‘Red Bull – Nazaré’ mostra Jesus Cristo andando sobre as águas e um apóstolo perguntando como Ele conseguiu fazer aquilo. Um terceiro afirma que ele só conseguiu a façanha porque bebeu o energético. No final, Jesus diz outra versão para o fato: “Só tem que ficar esperto onde tem pedra”.


Exclusivo: psicóloga cristã pode ser punida por falar de Deus nas redes sociais - Por Marcos Melo - No último dia 20 de Março, a psicóloga Marisa Lobo recebeu uma notificação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) comunicando que um processo disciplinar foi instaurado contra ela. O motivo: se negar a retirar de suas redes sociais frases que falem de Deus, pois (de acordo com o CRP) esta prática religiosa viola um princípio do código de ética da profissão. Uma das acusações atribuídas a psicóloga cristã é de utilizar a bíblia como ferramenta didática na orientação psicológica, o que é contundentemente negado por ela. “A questão é cadê a prova que uso religião no meu consultório? É perseguição!”, protestou Marisa em seu Twitter. A todo instante a psicóloga se mostrou inconformada por ser alvo de uma investigação que, segundo ela, não passa de uma perseguição religiosa para tentar neutralizar o crescimento dos evangélicos nas diferentes esferas sociais. Um dos argumentos utilizados contra ela é o fato da mesma ter um site chamado “PSICOLOGIA CRISTÔ, o que poderia caracterizar a inserção de valores religiosos na prática profissional. Mas a questão é muito mais complexa, pois “há mais de 30 anos existem práticas espíritas inseridas no tratamento psicológico, como o trabalho de regressão” (adotada pelo espiristismo), de acordo com Marisa Lobo. Entenda melhor o caso; assista ao vídeo com o desabafo da psicóloga cristã:

Exclusivo: psicóloga cristã pode ser punida por falar de Deus nas redes sociais

- Por Marcos Melo -
No último dia 20 de Março, a psicóloga Marisa Lobo recebeu uma notificação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) comunicando que um processo disciplinar foi instaurado contra ela. O motivo: se negar a retirar de suas redes sociais frases que falem de Deus, pois (de acordo com o CRP) esta prática religiosa viola um princípio do código de ética da profissão.
Uma das acusações atribuídas a psicóloga cristã é de utilizar a bíblia como ferramenta didática na orientação psicológica, o que é contundentemente negado por ela. “A questão é cadê a prova que uso religião no meu consultório? É perseguição!”, protestou Marisa em seu Twitter.
A todo instante a psicóloga se mostrou inconformada por ser alvo de uma investigação que, segundo ela, não passa de uma perseguição religiosa para tentar neutralizar o crescimento dos evangélicos nas diferentes esferas sociais.
Um dos argumentos utilizados contra ela é o fato da mesma ter um site chamado “PSICOLOGIA CRISTÔ, o que poderia caracterizar a inserção de valores religiosos na prática profissional. Mas a questão é muito mais complexa, pois “há mais de 30 anos existem práticas espíritas inseridas no tratamento psicológico, como o trabalho de regressão” (adotada pelo espiristismo), de acordo com Marisa Lobo.
Entenda melhor o caso; assista ao vídeo com o desabafo da psicóloga cristã:


terça-feira, 27 de março de 2012

Deputados federais prestam apoio a Valdemiro Santiago e aos membros da Igreja Mundial O líder da IMPD tem sido acusado por reportagens da Rede Record de usar o dinheiro de fiéis para comprar imóveis e fazendas Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/deputados-federais-prestam-apoio-a-valdemiro-santiago-e-aos-membros-da-igreja-mundial



Deputados federais prestam apoio a Valdemiro Santiago e aos membros da Igreja Mundial
Sete deputados federais saíram de Brasília e foram até São Paulo prestarem apoio ao apóstolo Valdemiro Santiago que tem sido alvo de acusações que afirmam que ele desvia dinheiro dos dízimos da Igreja Mundial do Poder de Deus para comprar casas e fazendas.
Entre os presentes estavam o deputado missionário José Olimpio (PP-SP), José Nunes (PSD-BA), Francisco Floriano (PR-RJ), Carlos Magno Ramos (PP-RO) e outros que se solidarizaram com o líder da IMPD diante de tantas acusações vindas da Igreja Universal do Reino de Deus através da Rede Record.
Comparando com as perseguições que os políticos também passam, motivadas pela disputa, eles enviaram palavras de ânimo ao líder religioso. “O senhor está combatendo o bom combate” disse o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) que se declara católico, mas presta apoio e solidariedade para Santiago.
O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) também estava presente e disse que “Cristo não dá a ninguém o que não pode carregar”. Ele acredita que a obra da IMPD é muito importante por dar apoio espiritual a tantas pessoas.
Pelas reportagens da Record o apóstolo tem fazendas em Mato Grosso que valem R$50 milhões e três residências em cidades de alto padrão na Grande São Paulo, imóveis que teriam sido comprados com o dinheiro dos fiéis.
As denúncias começaram a ser divulgadas no dia 18 de março durante uma reportagem de quase 30 minutos no programa Domingo Espetacular e ganharam repercussão em outros programas da emissora.


“Nem todo o que faz milagres é de Deus”, diz genro de Edir Macedo Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/nem-todo-o-que-faz-milagres-e-de-deus-diz-genro-de-edir-macedo



“Nem todo o que faz milagres é de Deus”, diz genro de Edir Macedo
Sem citar a Igreja Mundial do Poder de Deus o bispo Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus escreveu um texto que foi publicado no blog de seu sogro questionando se o fato de uma igreja ter muitos milagres significa que Deus estaria naquele ministério agindo na vida do líder.
Citando a Bíblia ele diz que “nem todos que faziam milagres era de Deus”, dando exemplo de Judas que chegou a expulsar demônios antes de trair a Cristo e os magos de Faraó que transformaram seus cajados em cobra da mesma forma que Moisés.
“Em todos os milagres de Jesus vemos apenas uma condição para o recipiente recebê-los: fé. Não era necessário mérito, santidade, religiosidade, nem mesmo ser judeu ou gentio. Quem cria, recebia”, afirma Renato Cardoso.
Dando ênfase ao fato de que muitos andam fazendo milagres em nome de Jesus ele cita os versículos 22 e 23 de Mateus 7 que diz: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
“Claramente, vemos que MUITOS são os que fazem MUITOS milagres em nome de Jesus, mas, ao mesmo tempo, são praticantes de iniquidade. Como pode isso? Pode sim, pois quem faz o milagre é Deus, e não o suposto milagreiro.”
Na última semana, para rebater as acusações vindas da Igreja Universal e da Rede Record, Valdemiro Santiago convocou os telespectadores que estavam enfermos para participarem dos cultos da Igreja Mundial para assim, através da cura divina, provar que ele é um servo de Deus.
“Lembre-se, a única condição para receber um milagre é a fé. Portanto, se eu for o pior pecador, até mesmo um bandido, enganador e mentiroso, mas pregar a Palavra de Deus para o sofrido (ainda que por interesse próprio), e o sofrido crer na Palavra, o milagre acontecerá”, sentencia Renato Cardoso.


Igreja católica lança campanha contra casamento gay no Reino Unido A igreja católica do Reino Unido lançou uma campanha contra a legalização do casamento gay com um abaixo assinado, e com a leitura de uma carta, lida em todas as missas realizadas no país no ínico de março. Segundo o site da igreja, ela já conseguiu através de seu website, quase 166 mil assinaturas de pessoas contra o casamento de homossexuais. A carta foi escrita por Vincent Nichols, arcebispo de Westminster. Ela alertou aos congregantes sobre os perigos da mudança da definição legal do casamento. “Mudar a definição do casamento seria um passo radical. Leis ajudam a moldar os valores sociais e culturais. Mudando ela, mudará também o propósito do casamento”, começa a nota. “Nem a igreja nem o estado podem mudar o valor fundamental do casamento”, termina a carta publicada no website da igreja católica. A briga entre a igreja e o governo do Reino Unido começou com os planos do governo de lançar no mês de marco, um documento que permite o casamento entre homossexuais. Essa iniciativa partiu da ministra de Igualdade, Lynne Featherstone, do partido Liberal Democrata e recebeu aprovação do Primeiro Ministro David Cameron. O maior líder da igreja da Inglaterra, arcebispo de Canterbury, Rowan William disse à Reuters, que uma nova lei para casais gays significa que a nação será forçada a adotar mudanças que não querem. De acordo com uma pesquisa feita pela Voz dos Católicos, na internet, cerca de sete britânicos entre 10, acreditam que o casamento deveria continuar como está, ou seja, a união entre um homem e uma mulher e que deve durar para o resto da vida. Com o aumento do secularismo na Inglaterra, a igreja tem um desafio a encarar. A Sociedade Secular Nacional argumenta que o assunto é mais profundo do que o casamento gay. “Se a igreja católica vencer essa guerra, ela vai querer mudar a lei do aborto também. A igreja católica está tentando intimidar o sistema político com intimidação e chantagem emocional”, diz a organização em seu site. O casamento gay já liberado em vários países da Europa, incluindo a Espanha e a Holanda.

A igreja católica do Reino Unido lançou uma campanha contra a legalização do casamento gay com um abaixo assinado, e com a leitura de uma carta, lida em todas as missas realizadas no país no ínico de março. Segundo o site da igreja, ela já conseguiu através de seu website, quase 166 mil assinaturas de pessoas contra o casamento de homossexuais.
A carta foi escrita por Vincent Nichols, arcebispo de Westminster. Ela alertou aos congregantes sobre os perigos da mudança da definição legal do casamento. “Mudar a definição do casamento seria um passo radical. Leis ajudam a moldar os valores sociais e culturais. Mudando ela, mudará também o propósito do casamento”, começa a nota. “Nem a igreja nem o estado podem mudar o valor fundamental do casamento”, termina a carta publicada no website da igreja católica.
A briga entre a igreja e o governo do Reino Unido começou com os planos do governo de lançar no mês de marco, um documento que permite o casamento entre homossexuais. Essa iniciativa partiu da ministra de Igualdade, Lynne Featherstone, do partido Liberal Democrata e recebeu aprovação do Primeiro Ministro David Cameron.
O maior líder da igreja da Inglaterra, arcebispo de Canterbury, Rowan William disse à Reuters, que uma nova lei para casais gays significa que a nação será forçada a adotar mudanças que não querem.
De acordo com uma pesquisa feita pela Voz dos Católicos, na internet, cerca de sete britânicos entre 10, acreditam que o casamento deveria continuar como está, ou seja, a união entre um homem e uma mulher e que deve durar para o resto da vida.
Com o aumento do secularismo na Inglaterra, a igreja tem um desafio a encarar.
A Sociedade Secular Nacional argumenta que o assunto é mais profundo do que o casamento gay. “Se a igreja católica vencer essa guerra, ela vai querer mudar a lei do aborto também. A igreja católica está tentando intimidar o sistema político com intimidação e chantagem emocional”, diz a organização em seu site.
O casamento gay já liberado em vários países da Europa, incluindo a Espanha e a Holanda.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Algumas profissões estão ‘fora dos limites’ para os cristãos Há algumas carreiras que devem ser consideradas “fora dos limites” para os cristãos devido à natureza do trabalho? Não, de acordo com Gene Edward Veith, reitor e professor de literatura na Faculdade Patrick Henry, que recentemente compartilhou alguns pensamentos sobre o assunto no site A Coalizão do Evangelho. “A doutrina da vocação significa que Deus atribui-nos para uma certa vida – com talentos particulares, tarefas, responsabilidades e relacionamentos – e depois nos chama para uma tarefa. Deus nunca nos chama para o pecado”, escreveu ele. “Todos os chamados, ou vocações, de Deus são lugares válidos para servir. Então, estritamente falando, não há vocações ilícitas”. Para o ex-editor de cultura da World Magazine, a melhor pergunta a fazer é se uma linha particular de trabalho é de fato um chamado ou vocação de Deus, com algumas profissões, obviamente, “moralmente problemáticas” como a de artistas, criminosos, traficantes, e assim por diante. E outra pergunta a fazer é se os cristãos estão ou não cumprindo com a sua finalidade através de sua profissão. ”O propósito de toda vocação, em todas as esferas diferentes em que nossas múltiplas vocações ocorrem… é amar e servir os nossos vizinhos”, Veith escreveu. “Amar a Deus e amar os nossos vizinhos formam o nosso propósito”. “Tendo sido reconciliados com Deus através de Cristo, somos então enviados por Deus ao mundo para amar e serví-lo, amando e servindo os nossos vizinhos. Isso acontece na vocação. Assim, podemos perguntar em todo o tipo de trabalho que estamos fazendo, ‘estou amando e servindo o meu vizinho, ou estou tentando explorar ele?”. Atletas e militares Ao longo dos anos, muitas profissões entraram em discussão quanto se elas são apropriadas ou não para os crentes, sendo algumas mais fáceis de classificar como impróprias do que outras. Tomemos por exemplo, os atletas e aqueles que trabalham no serviço militar. De acordo com o colunista David Brooks do New York Times, tornar-se um atleta profissional pode ser problemático, pois “o ethos moral do esporte” que se centra no orgulho “está em tensão com o ethos moral da fé”, que exige humildade, Veith reiterou. Para os soldados cristãos, por outro lado, a questão é que os crentes, que são dirigidos a amar tanto a seus vizinhos quanto os seus inimigos, são às vezes obrigados a matar o inimigo dele ou dela. Então, onde está o amor nisso? Está no amor deles por seus concidadãos, a quem eles são autorizados por sua vocação a defender, o autor de Deus a Trabalho: Sua Vocação Cristã em Toda a Vida compartilhou, recordando as palavras de Martin Luther que previamente abordou, se os soldados poderiam ou não ser salvos, devido à natureza de seu trabalho. ”Soldados, como cristãos, deve realmente amar os inimigos – não odiá-los, manter malícia contra eles, ou maltratar prisioneiros ou civis – mas eles têm uma autorização para fazer o que os soldados tem que fazer”, afirmou. “Embora individualmente como cristãos não devemos matar, Deus tem o direito de certamente tirar a vida humana. E Deus trabalha através das autoridades governamentais, que de acordo com Romanos 13 são agentes em restringir e punir o mal para deixar que uma sociedade de seres humanos seja possível”. Profissões mais adequadas Uma série de outras vocações e profissões têm sido também criticada por cristãos e rotulada, como aquelas para se evitar devido ao potencial de se “lucrar a partir do pecado”. Isso inclui os trabalhadores de discoteca, cassino e bar, entre outros. “Vocações, em geral, devem realizar um trabalho adequado e cumprir o seu propósito adequado”, esclareceu o ex-decano da Concordia University Wisconsin. “Um dono de um negócio deve gerar lucro; um atleta profissional deve ajudar sua equipe a ganhar. Dizer que isso envolve o egoísmo e o orgulho, tornando-os fora dos limites para os cristãos, confunde diferentes esferas”. Enquanto as leis terrenas da economia dependem de participantes seguindo o seu auto-interesse racional, o cristão, disse ele, ao fazê-lo, também pode transformar o mesmo trabalho produtivo em uma expressão de amor e serviço. Especificamente falando, “o atleta pode trucidar adversário e alegrar-se na vitória, enquanto continua sendo um companheiro abnegado que homenageia aqueles do outro lado”, como se viu recentemente no exemplo do jogador do New York Knicks, Jeremy Lin. Lin referiu anteriormente, “Eu [tenho] que entender que eu realmente não estou jogando para todos os meus fãs, para a minha família, eventos, para mim, eu realmente tenho que jogar para glorificar a Deus. E quando outras pessoas me veem jogando basquete, a maneira como trato meus companheiros, os adversários, os jurados, isso é tudo um reflexo da imagem de Deus e o amor de Deus de modo que é o que eu tento focar”. O armador tomou sua profissão, que é frequentemente manchada pelo pecado, e transformou-a em um lugar onde ele pode glorificar a Deus por seu amor, por seus oponentes e companheiros de equipe. Ao analisar profissões e carreiras em particular, Veith entendeu que não foi sempre claro que ocupações eram “fora dos limites” para os cristãos. ”As vocações são únicas”, concluiu. “Deus chama e prepara indivíduos em formas distintas e altamente especiais – para que eles possam resistir a regras rígidas e rápidas e ditames universalmente aplicáveis e moralistas”. ”Visto que a vocação é obra de Deus bem como o trabalho humano, tem a ver não apenas com a lei, mas com o Evangelho, uma vez que a vocação cristã é onde a vida é para ser conduzida, será uma expressão da liberdade cristã”. Veith atualmente serve como o Diretor do Instituto de Cranach no Seminário Teológico Concordia, em Fort Wayne, Indiana, e também supervisiona assuntos acadêmicos e estudantes no Patrick Henry College. Ele também é um pesquisador do Centro de Pesquisa de Capital e da Fundação Heritage.

Algumas profissões estão ‘fora dos limites’ para os cristãos

Há algumas carreiras que devem ser consideradas “fora dos limites” para os cristãos devido à natureza do trabalho? Não, de acordo com Gene Edward Veith, reitor e professor de literatura na Faculdade Patrick Henry, que recentemente compartilhou alguns pensamentos sobre o assunto no site A Coalizão do Evangelho.
“A doutrina da vocação significa que Deus atribui-nos para uma certa vida – com talentos particulares, tarefas, responsabilidades e relacionamentos – e depois nos chama para uma tarefa. Deus nunca nos chama para o pecado”, escreveu ele. “Todos os chamados, ou vocações, de Deus são lugares válidos para servir. Então, estritamente falando, não há vocações ilícitas”.
Para o ex-editor de cultura da World Magazine, a melhor pergunta a fazer é se uma linha particular de trabalho é de fato um chamado ou vocação de Deus, com algumas profissões, obviamente, “moralmente problemáticas” como a de artistas, criminosos, traficantes, e assim por diante.
E outra pergunta a fazer é se os cristãos estão ou não cumprindo com a sua finalidade através de sua profissão. ”O propósito de toda vocação, em todas as esferas diferentes em que nossas múltiplas vocações ocorrem… é amar e servir os nossos vizinhos”, Veith escreveu. “Amar a Deus e amar os nossos vizinhos formam o nosso propósito”.
“Tendo sido reconciliados com Deus através de Cristo, somos então enviados por Deus ao mundo para amar e serví-lo, amando e servindo os nossos vizinhos. Isso acontece na vocação. Assim, podemos perguntar em todo o tipo de trabalho que estamos fazendo, ‘estou amando e servindo o meu vizinho, ou estou tentando explorar ele?”.
Atletas e militares
Ao longo dos anos, muitas profissões entraram em discussão quanto se elas são apropriadas ou não para os crentes, sendo algumas mais fáceis de classificar como impróprias do que outras. Tomemos por exemplo, os atletas e aqueles que trabalham no serviço militar.
De acordo com o colunista David Brooks do New York Times, tornar-se um atleta profissional pode ser problemático, pois “o ethos moral do esporte” que se centra no orgulho “está em tensão com o ethos moral da fé”, que exige humildade, Veith reiterou.
Para os soldados cristãos, por outro lado, a questão é que os crentes, que são dirigidos a amar tanto a seus vizinhos quanto os seus inimigos, são às vezes obrigados a matar o inimigo dele ou dela. Então, onde está o amor nisso?
Está no amor deles por seus concidadãos, a quem eles são autorizados por sua vocação a defender, o autor de Deus a Trabalho: Sua Vocação Cristã em Toda a Vida compartilhou, recordando as palavras de Martin Luther que previamente abordou, se os soldados poderiam ou não ser salvos, devido à natureza de seu trabalho. ”Soldados, como cristãos, deve realmente amar os inimigos – não odiá-los, manter malícia contra eles, ou maltratar prisioneiros ou civis – mas eles têm uma autorização para fazer o que os soldados tem que fazer”, afirmou.
“Embora individualmente como cristãos não devemos matar, Deus tem o direito de certamente tirar a vida humana. E Deus trabalha através das autoridades governamentais, que de acordo com Romanos 13 são agentes em restringir e punir o mal para deixar que uma sociedade de seres humanos seja possível”.
Profissões mais adequadas 
Uma série de outras vocações e profissões têm sido também criticada por cristãos e rotulada, como aquelas para se evitar devido ao potencial de se “lucrar a partir do pecado”. Isso inclui os trabalhadores de discoteca, cassino e bar, entre outros.
“Vocações, em geral, devem realizar um trabalho adequado e cumprir o seu propósito adequado”, esclareceu o ex-decano da Concordia University Wisconsin. “Um dono de um negócio deve gerar lucro; um atleta profissional deve ajudar sua equipe a ganhar. Dizer que isso envolve o egoísmo e o orgulho, tornando-os fora dos limites para os cristãos, confunde diferentes esferas”.
Enquanto as leis terrenas da economia dependem de participantes seguindo o seu auto-interesse racional, o cristão, disse ele, ao fazê-lo, também pode transformar o mesmo trabalho produtivo em uma expressão de amor e serviço. 
Especificamente falando, “o atleta pode trucidar adversário e alegrar-se na vitória, enquanto continua sendo um companheiro abnegado que homenageia aqueles do outro lado”, como se viu recentemente no exemplo do jogador do New York Knicks, Jeremy Lin.
Lin referiu anteriormente, “Eu [tenho] que entender que eu realmente não estou jogando para todos os meus fãs, para a minha família, eventos, para mim, eu realmente tenho que jogar para glorificar a Deus. E quando outras pessoas me veem jogando basquete, a maneira como trato meus companheiros, os adversários, os jurados, isso é tudo um reflexo da imagem de Deus e o amor de Deus de modo que é o que eu tento focar”.
O armador tomou sua profissão, que é frequentemente manchada pelo pecado, e transformou-a em um lugar onde ele pode glorificar a Deus por seu amor, por seus oponentes e companheiros de equipe.
Ao analisar profissões e carreiras em particular, Veith entendeu que não foi sempre claro que ocupações eram “fora dos limites” para os cristãos. ”As vocações são únicas”, concluiu. “Deus chama e prepara indivíduos em formas distintas e altamente especiais – para que eles possam resistir a regras rígidas e rápidas e ditames universalmente aplicáveis e moralistas”. ”Visto que a vocação é obra de Deus bem como o trabalho humano, tem a ver não apenas com a lei, mas com o Evangelho, uma vez que a vocação cristã é onde a vida é para ser conduzida, será uma expressão da liberdade cristã”.
Veith atualmente serve como o Diretor do Instituto de Cranach no Seminário Teológico Concordia, em Fort Wayne, Indiana, e também supervisiona assuntos acadêmicos e estudantes no Patrick Henry College. Ele também é um pesquisador do Centro de Pesquisa de Capital e da Fundação Heritage.


Cruzada Vida Vitoriosa é notícia no Jornal Nacional; veja vídeo e fotos Pr. Silas Malafaia em entrevista à Rede Globo A cruzada Vida Vitoriosa para Você em Recife, comandada pelo pastor Silas Malafaia, recebeu destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. A reportagem foi ao ar no sábado, dia 24. O evento, que comemorou os 30 anos da Associação Vitória em Cristo, levou 400 mil pessoas ao principal ponto turístico da cidade; seis mil se entregaram a Cristo em duas noites de adoração a Deus. “O Marco Zero se transformou num santuário do Deus vivo”, resumiu o pastor Silas Malafaia. Os recifenses atenderam ao convite do pastor e deram uma verdadeira demonstração de alegria na presença do Senhor. “Sinto-me realizado em ver que pessoas de diferentes credos vieram aqui e foram abençoadas com uma palavra que irá ajudá-las em sua caminhada de vida”, declarou o pastor Silas, agradecendo o apoio de todas as igrejas evangélicas do estado. Na primeira noite o pastor Silas Malafaia incentivou os presentes a buscarem uma mudança de atitude a fim de conquistarem sonhos e objetivos. No segundo dia, trouxe uma palavra profética com base no livro de Esdras 4 ensinando como as pessoas devem agir para vencer as dificuldades do dia a dia. A 15ª edição do Vida Vitoriosa para Você foi encerrada com uma chuva de papel picado, fogos de artifícios e mais de 20 minutos de louvor com Nani Azevedo, Jotta A, Danielle Cristina, Rachel Malafaia, Eyshila, Jonas Maciel, Cassiane, Dayan de Alencar e Pierre Onassis. Veja algumas fotos do evento:

Cruzada Vida Vitoriosa é notícia no Jornal Nacional; veja vídeo e fotos

Pr. Silas Malafaia em entrevista à Rede Globo
A cruzada Vida Vitoriosa para Você em Recife, comandada pelo pastor Silas Malafaia, recebeu destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. A reportagem foi ao ar no sábado, dia 24.
O evento, que comemorou os 30 anos da Associação Vitória em Cristo, levou 400 mil pessoas ao principal ponto turístico da cidade; seis mil se entregaram a Cristo em duas noites de adoração a Deus. “O Marco Zero se transformou num santuário do Deus vivo”, resumiu o pastor Silas Malafaia.
Os recifenses atenderam ao convite do pastor e deram uma verdadeira demonstração de alegria na presença do Senhor. “Sinto-me realizado em ver que pessoas de diferentes credos vieram aqui e foram abençoadas com uma palavra que irá ajudá-las em sua caminhada de vida”, declarou o pastor Silas, agradecendo o apoio de todas as igrejas evangélicas do estado.
Na primeira noite o pastor Silas Malafaia incentivou os presentes a buscarem uma mudança de atitude a fim de conquistarem sonhos e objetivos. No segundo dia, trouxe uma palavra profética com base no livro de Esdras 4 ensinando como as pessoas devem agir para vencer as dificuldades do dia a dia.
A 15ª edição do Vida Vitoriosa para Você foi encerrada com uma chuva de papel picado, fogos de artifícios e mais de 20 minutos de louvor com Nani Azevedo, Jotta A, Danielle Cristina, Rachel Malafaia, Eyshila, Jonas Maciel, Cassiane, Dayan de Alencar e Pierre Onassis.
Veja algumas fotos do evento:


É possível acreditar em Deus usando a razão’, afirma teólogo evangélico O filósofo e teólogo William Lane Craig defende o cristianismo, a ressurreição de Jesus e a veracidade da bíblia a partir de construção lógica e racional, e se destaca em debates com pensadores ateus Quando o escritor britânico Christopher Hitchens, um dos maiores defensores do ateísmo, travou um longo debate nos Estados Unidos, em abril de 2009, com o filósofo e teólogo William Lane Craig sobre a existência de Deus, seus colegas ateus ficaram tensos. Momentos antes de subir ao palco, Hitchens — que morreu em dezembro de 2011 aos 62 anos — falou a jornalistas sobre a expectativa de enfrentar Craig. “Posso dizer que meus colegas ateus o levam bem a sério”, disse. “Ele é considerado um adversário muito duro, rigoroso, culto e formidável”, continuou. “Normalmente as pessoas não me dizem ‘boa sorte’ ou ‘não nos decepcione’ antes de um debate — mas hoje, é o tipo de coisa que estão me dizendo”. Difícil saber se houve um vencedor do debate. O certo é que Craig se destaca pela elegância com que apresenta seus argumentos, mesmo quando submetido ao fogo cerrado. Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus O teólogo evangélico é considerado um dos maiores defensores da doutrina cristã na atualidade. Craig, que vive em Atlanta (EUA) com a esposa, sustenta que a existência de Deus e a ressurreição de Jesus, por exemplo, não são apenas questões de fé, mas passíveis de prova lógica e racional. Em seu currículo de debates estão o famoso químico e autor britânico Peter Atkins e o neurocientista americano Sam Harris. Basta uma rápida procura no Youtube para encontrar uma vastidão de debates travados entre Craig e diversos estudiosos. Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, ainda se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus. Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, Dawkins afirma que Craig faz apologia ao genocídio, por defender passagens da bíblia que justificam a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas. “Vocês apertariam a mão de um homem que escreve esse tipo de coisa? Vocês compartilhariam o mesmo palco que ele? Eu não, eu me recuso”, escreveu. Na entrevista abaixo, Craig fala sobre o assunto: Autor de diversos livros, entre eles Em Guarda – Defenda a fé cristã com razão e precisão (Ed. Vida Nova), lançado no fim de 2011 no Brasil, Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, Alemanha. O filósofo esteve no Brasil para o 8º Congresso de Teologia da Editora Vida Nova, em Águas de Lindóia, entre 13 e 16 de março. Durante o simpósio, Craig deu palestras e dedicou a última apresentação a atacar, ponto a ponto, os argumentos de Richard Dawkins sobre a inexistência de Deus. Por que deveríamos acreditar em Deus? Porque os argumentos e evidências que apontam para a sua existência são mais plausíveis do que aqueles que apontam para a negação. Vários argumentos dão força à ideia de que Deus existe. Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito, e também a para o ajuste preciso do universo, levando ao surgimento de vida inteligente. Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo. Com isso, quero dizer valores e deveres que existem independentemente da opinião humana. Se Deus é bondade e justiça, por que ele não criou um universo perfeito onde todas as pessoas vivem felizes? Acho que esse é o desejo de Deus. É o que a Bíblia ensina. O fato de que o desejo de Deus não é realizado implica que os seres humanos possuem livre-arbítrio. Não concordo com os teólogos que dizem que Deus determina quem é salvo ou não. Parece-me que os próprios humanos determinam isso. A única razão pela qual algumas pessoas não são salvas é porque elas próprias rejeitam livremente a vontade de Deus de salvá-las. Alguns cientistas argumentam que o livre-arbítrio não existe. Se esse for o caso, as pessoas poderiam ser julgadas por Deus? Não, elas não poderiam. Acredito que esses autores estão errados. É difícil entender como a concepção do determinismo pode ser racional. Se acreditarmos que tudo é determinado, então até a crença no determinismo foi determinada. Nesse contexto, não se chega a essa conclusão por reflexão racional. Ela seria tão natural e inevitável como um dente que nasce ou uma árvore que dá galhos. Penso que o determinismo, racionalmente, não passa de absurdo. Não é possível acreditar racionalmente nele. Portanto, a atitude racional é negá-lo e acreditar que existe o livre-arbítrio. O senhor defende em seu site uma passagem do Velho Testamento em que Deus ordena a destruição da cidade de Canaã, inclusive autorizando o genocídio, argumentando que os inocentes mortos nesse massacre seriam salvos pela graça divina. Esse não é um argumento perigosamente próximo daqueles usados por terroristas motivados pela religião? A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral. Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela. Se o terrorista é cristão o ato terrorista motivado pela religião é justificável, por ele acreditar no Deus ‘certo’? Não é suficiente acreditar no deus certo. É preciso garantir que os comandos divinos estão sendo corretamente interpretados. Não acho que Deus dê esse tipo de comando hoje em dia. Os casos do Velho Testamento, como a conquista de Canaã, não representam a vontade normal de Deus. O senhor está querendo dizer que Deus também está sujeito a variações de humor? Não é plausível esperar que pelo menos Ele seja consistente? Penso que Deus pode fazer exceções aos comandos morais que dá. O principal exemplo no Velho Testamento é a ordem que ele dá a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Se Abraão tivesse feito isso por iniciativa própria, isso seria uma abominação. O deus do Velho Testamento condena o sacrifício infantil. Essa foi uma das razões que o levou a ordenar a destruição das nações pagãs ao redor de Israel. Elas estavam sacrificando crianças aos seus deuses. E, no entanto, Deus dá essa ordem extraordinária a Abraão: sacrificar o próprio filho Isaque. Isso serviu para verificar a obediência e fé dele. Mas isso é a exceção que prova a regra. Não é a forma normal com que Deus conduz os assuntos humanos. Mas porque Deus é Deus, Ele tem a possibilidade de abrir exceções em alguns casos extremos, como esse. O senor disse que não é suficiente ter o deus certo, é preciso fazer a interpretação correta dos comandos divinos. Como garantir que a sua interpretação é objetivamente correta? As coisas que digo são baseadas no que Deus nos deu a conhecer sobre si mesmo e em preceitos registrados na Bíblia, que é a palavra d’Ele. Refiro-me a determinações sobre a vida humana, como “não matarás”. Deus condena o sacrifício de crianças, Seu desejo é que amemos uns ao outros. Essa é a Sua moral geral. Seria apenas em casos excepcionalmente extremos, como o de Abraão e Isaque, que Deus mudaria isso. Se eu achar que Deus me comandou a fazer algo que é contra o Seu desejo moral geral, revelado na escritura, o mais provável é que eu tenha entendido errado. Temos a revelação do desejo moral de Deus e é assim que devemos nos comportar. O senhor deposita grande parte da sua argumentação no conteúdo da Bíblia. Contudo, ela foi escrita por homens em um período restrito, em uma área restrita do mundo, em uma língua restrita, para um grupo específico de pessoas. Que evidência se tem de que a bíblia é a palavra de um ser sobrenatural? A razão pela qual acreditamos na Bíblia e sua validade é porque acreditamos em Cristo. Ele considerava as escrituras hebraicas como a palavra de Deus. Seus ensinamentos são extensões do que é ensinado no Velho Testamento. Os ensinamentos de Jesus são direcionados à era da Igreja, que o sucederia. A questão, então, se torna a seguinte: temos boas razões para acreditar em Jesus? Ele é quem ele diz ser, a revelação de Deus? Acredito que sim. A ressurreição dos mortos, por exemplo, mostra que ele era quem afirmava. Existem provas que confirmem a ressurreição de Jesus? Temos boas bases históricas. A palavra ‘prova’ pode ser enganosa porque muitos a associam com matemática. Certamente, não temos prova matemática de qualquer coisa que tenha acontecido na história do homem. Não temos provas, nesse sentido, de que Júlio César foi assassinado no senado romano, por exemplo, mas temos boas bases históricas para isso. Meu argumento é que se você considera os documentos do Novo Testamento como fontes da história antiga, — como os historiadores gregos Tácito, Heródoto ou Tucídides — o evangelho aparece como uma fonte histórica muito confiável para a vida de Jesus de Nazaré. A maioria dos historiadores do Novo Testamento concorda com os fatos fundamentais que balizam a inferência sobre a ressurreição de Cristo. Coisas como a sua execução sob autoridade romana, a descoberta das tumbas vazias por um grupo de mulheres no domingo depois da crucificação e o relato de vários indivíduos e grupos sobre os aparecimentos de Jesus vivo após sua execução. Com isso, nos resta a seguinte pergunta: qual é a melhor explicação para essa sequência de acontecimentos? Penso que a melhor explicação é aquela que os discípulos originais deram — Deus fez Jesus renascer dos mortos. Não podemos falar de uma prova, mas podemos levantar boas bases históricas para dizer que a ressurreição é a melhor explicação para os fatos. E como temos boas razões para acreditar que Cristo era quem dizia ser, portanto temos boas razões para acreditar que seus ensinamentos eram verdade. Sendo assim, podemos ver que a Bíblia não foi criação contingente de um tempo, de um lugar e de certas pessoas, mas é a palavra de Deus para a humanidade. O textos da Bíblia passaram por diversas revisões ao longo do tempo. Como podemos ter certeza de que as informações às quais temos acesso hoje são as mesmas escritas há 2.000 anos? Além disso, como lidar com o fato de que informações podem ser perdidas durante a tradução? Você tem razão quanto a variedade de revisões e traduções. Por isso, é imperativo voltar às línguas originais nas quais esses textos foram escritos. Hoje, os críticos textuais comparam diferentes manuscritos antigos de modo a reconstruir o que os originais diziam. O Novo Testamento é o livro mais atestado da história antiga, seja em termos de manuscritos encontrados ou em termos de quão próximos eles estão da data original de escrita. Os textos já foram reconstruídos com 99% de precisão em relação aos originais. As incertezas que restam são trivialidades. Por exemplo, na Primeira Epístola de João, ele diz: “Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra”. Mas alguns manuscritos dizem: “Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo se cumpra”. Não temos certeza se o texto original diz ‘vosso’ ou ‘nosso’. Isso ilustra como esse 1% de incerteza é trivial. Alguém que realmente queira entender os textos deverá aprender grego, a língua original em que o Novo Testamento foi escrito. Contudo, as pessoas também podem comprar diferentes traduções e compará-las para perceber como o texto se comporta em diferentes versões. É possível explicar a existência de Deus apenas com a razão? Qual o papel da ciência na explicação das causas do universo? A razão é muito mais ampla do que a ciência. A ciência é uma exploração do mundo físico e natural. A razão, por outro lado, inclui elementos como a lógica, a matemática, a metafísica, a ética, a psicologia e assim por diante. Parte da cegueira de cientistas naturalistas, como Richard Dawkins, é que eles são culpados de algo chamado ‘cientismo’. Como se a ciência fosse a única fonte da verdade. Não acho que podemos explicar Deus em sua plenitude, mas a razão é suficiente para justificar a conclusão de que um criador transcendente do universo existe e é a fonte absoluta de bondade moral. Por que o cristianismo deveria ser mais importante do que outras religiões que ensinam as mesmas questões fundamentais, como o amor e a caridade? As pessoas não entendem o que é o cristianismo. É por isso que alguns ficam tão ofendidos quando se prega que Jesus é a única forma de salvação. Elas pensam que ser cristão é seguir os ensinamentos éticos de Jesus, como amar ao próximo como a si mesmo. É claro que não é preciso acreditar em Jesus para se fazer isso. Isso não é o cristianismo. O evangelho diz que somos moralmente culpados perante Deus. Espiritualmente, somos separados d’Ele. É por isso que precisamos experimentar Seu perdão e graça. Para isso, é preciso ter um substituto que pague a pena dos nossos pecados. Jesus ofereceu a própria vida como sacrifício por nós. Ao aceitar o que ele fez em nosso nome, podemos ter o perdão de Deus e a limpeza moral. A partir disso, nossa relação com Deus pode ser restaurada. Isso evidencia por que acreditar em Cristo é tão importante. Repudiá-lo é rejeitar a graça de Deus e permanecer espiritualmente separado d’Ele. Se você morre nessa condição você ficará eternamente separado de Deus. Outras religiões não ensinam a mesma coisa. A crença em Deus é necessária para trazer qualidade de vida e felicidade? Penso que a crença em Deus ajuda, mas não é necessária. Ela pode lhe dar uma fundação para valores morais, propósito de vida e esperança para o futuro. Contudo, se você quiser viver inconsistentemente, é possível ser um ateu feliz, contanto que não se pense nas implicações do ateísmo. Em última análise, o ateísmo prega que não existem valores morais objetivos, que tudo é uma ilusão, que não há propósito e significado para a vida e que somos um subproduto do acaso. Por que importa se acreditamos no deus do cristianismo ou na ‘mãe natureza’ se na prática as pessoas podem seguir, fundamentalmente, os mesmos ensinamentos? Deveríamos acreditar em uma mentira se isso for bom para a sociedade? As pessoas devem acreditar em uma falsa teoria, só por causa dos benefícios sociais? Eu acho que não. Isso seria uma alucinação. Algumas pessoas passam a acreditar na religião por esse motivo. Já que a religião traz benefícios para a sociedade, mesmo que o indivíduo pense que ela não passa de um ‘conto de fadas’, ele passa a acreditar. Digo que não. Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade. A via contrária é o pragmatismo. “Isso Funciona?”, perguntam elas. “Não importa se é verdade, quero saber se funciona”. Não estou preocupado se na Suécia alguns são felizes sem acreditar em Deus ou se há alguma vantagem em acreditar n’Ele. Como filósofo, estou interessado no que é verdade e me parece que a existência desse ser transcendente que criou e projetou o universo, fonte dos valores morais, é a verdade.

É possível acreditar em Deus usando a razão’, afirma teólogo evangélico

O filósofo e teólogo William Lane Craig defende o cristianismo, a ressurreição de Jesus e a veracidade da bíblia a partir de construção lógica e racional, e se destaca em debates com pensadores ateus
Quando o escritor britânico Christopher Hitchens, um dos maiores defensores do ateísmo, travou um longo debate nos Estados Unidos, em abril de 2009, com o filósofo e teólogo William Lane Craig sobre a existência de Deus, seus colegas ateus ficaram tensos. Momentos antes de subir ao palco, Hitchens — que morreu em dezembro de 2011 aos 62 anos — falou a jornalistas sobre a expectativa de enfrentar Craig.
“Posso dizer que meus colegas ateus o levam bem a sério”, disse. “Ele é considerado um adversário muito duro, rigoroso, culto e formidável”, continuou. “Normalmente as pessoas não me dizem ‘boa sorte’ ou ‘não nos decepcione’ antes de um debate — mas hoje, é o tipo de coisa que estão me dizendo”. Difícil saber se houve um vencedor do debate. O certo é que Craig se destaca pela elegância com que apresenta seus argumentos, mesmo quando submetido ao fogo cerrado.
Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus
O teólogo evangélico é considerado um dos maiores defensores da doutrina cristã na atualidade. Craig, que vive em Atlanta (EUA) com a esposa, sustenta que a existência de Deus e a ressurreição de Jesus, por exemplo, não são apenas questões de fé, mas passíveis de prova lógica e racional. Em seu currículo de debates estão o famoso químico e autor britânico Peter Atkins e o neurocientista americano Sam Harris.
Basta uma rápida procura no Youtube para encontrar uma vastidão de debates travados entre Craig e diversos estudiosos. Richard Dawkins, um dos maiores críticos do teísmo, ainda se recusa a discutir com Craig sobre a existência de Deus.
Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, Dawkins afirma que Craig faz apologia ao genocídio, por defender passagens da bíblia que justificam a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas. “Vocês apertariam a mão de um homem que escreve esse tipo de coisa? Vocês compartilhariam o mesmo palco que ele? Eu não, eu me recuso”, escreveu.
Na entrevista abaixo, Craig fala sobre o assunto:
Autor de diversos livros, entre eles Em Guarda – Defenda a fé cristã com razão e precisão (Ed. Vida Nova), lançado no fim de 2011 no Brasil, Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, Alemanha.
O filósofo esteve no Brasil para o 8º Congresso de Teologia da Editora Vida Nova, em Águas de Lindóia, entre 13 e 16 de março. Durante o simpósio, Craig deu palestras e dedicou a última apresentação a atacar, ponto a ponto, os argumentos de Richard Dawkins sobre a inexistência de Deus.
Por que deveríamos acreditar em Deus?
Porque os argumentos e evidências que apontam para a sua existência são mais plausíveis do que aqueles que apontam para a negação. Vários argumentos dão força à ideia de que Deus existe. Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito, e também a para o ajuste preciso do universo, levando ao surgimento de vida inteligente. Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo. Com isso, quero dizer valores e deveres que existem independentemente da opinião humana.
Se Deus é bondade e justiça, por que ele não criou um universo perfeito onde todas as pessoas vivem felizes?
Acho que esse é o desejo de Deus. É o que a Bíblia ensina. O fato de que o desejo de Deus não é realizado implica que os seres humanos possuem livre-arbítrio. Não concordo com os teólogos que dizem que Deus determina quem é salvo ou não. Parece-me que os próprios humanos determinam isso. A única razão pela qual algumas pessoas não são salvas é porque elas próprias rejeitam livremente a vontade de Deus de salvá-las.
Alguns cientistas argumentam que o livre-arbítrio não existe. Se esse for o caso, as pessoas poderiam ser julgadas por Deus?
Não, elas não poderiam. Acredito que esses autores estão errados. É difícil entender como a concepção do determinismo pode ser racional. Se acreditarmos que tudo é determinado, então até a crença no determinismo foi determinada. Nesse contexto, não se chega a essa conclusão por reflexão racional. Ela seria tão natural e inevitável como um dente que nasce ou uma árvore que dá galhos. Penso que o determinismo, racionalmente, não passa de absurdo. Não é possível acreditar racionalmente nele. Portanto, a atitude racional é negá-lo e acreditar que existe o livre-arbítrio.
O senhor defende em seu site uma passagem do Velho Testamento em que Deus ordena a destruição da cidade de Canaã, inclusive autorizando o genocídio, argumentando que os inocentes mortos nesse massacre seriam salvos pela graça divina. Esse não é um argumento perigosamente próximo daqueles usados por terroristas motivados pela religião?
A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral. Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela.
Se o terrorista é cristão o ato terrorista motivado pela religião é justificável, por ele acreditar no Deus ‘certo’?
Não é suficiente acreditar no deus certo. É preciso garantir que os comandos divinos estão sendo corretamente interpretados. Não acho que Deus dê esse tipo de comando hoje em dia. Os casos do Velho Testamento, como a conquista de Canaã, não representam a vontade normal de Deus.
O senhor está querendo dizer que Deus também está sujeito a variações de humor? Não é plausível esperar que pelo menos Ele seja consistente?
Penso que Deus pode fazer exceções aos comandos morais que dá. O principal exemplo no Velho Testamento é a ordem que ele dá a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Se Abraão tivesse feito isso por iniciativa própria, isso seria uma abominação. O deus do Velho Testamento condena o sacrifício infantil. Essa foi uma das razões que o levou a ordenar a destruição das nações pagãs ao redor de Israel. Elas estavam sacrificando crianças aos seus deuses. E, no entanto, Deus dá essa ordem extraordinária a Abraão: sacrificar o próprio filho Isaque. Isso serviu para verificar a obediência e fé dele. Mas isso é a exceção que prova a regra. Não é a forma normal com que Deus conduz os assuntos humanos. Mas porque Deus é Deus, Ele tem a possibilidade de abrir exceções em alguns casos extremos, como esse.
O senor disse que não é suficiente ter o deus certo, é preciso fazer a interpretação correta dos comandos divinos. Como garantir que a sua interpretação é objetivamente correta?
As coisas que digo são baseadas no que Deus nos deu a conhecer sobre si mesmo e em preceitos registrados na Bíblia, que é a palavra d’Ele. Refiro-me a determinações sobre a vida humana, como “não matarás”. Deus condena o sacrifício de crianças, Seu desejo é que amemos uns ao outros. Essa é a Sua moral geral. Seria apenas em casos excepcionalmente extremos, como o de Abraão e Isaque, que Deus mudaria isso. Se eu achar que Deus me comandou a fazer algo que é contra o Seu desejo moral geral, revelado na escritura, o mais provável é que eu tenha entendido errado. Temos a revelação do desejo moral de Deus e é assim que devemos nos comportar.
O senhor deposita grande parte da sua argumentação no conteúdo da Bíblia. Contudo, ela foi escrita por homens em um período restrito, em uma área restrita do mundo, em uma língua restrita, para um grupo específico de pessoas. Que evidência se tem de que a bíblia é a palavra de um ser sobrenatural?
A razão pela qual acreditamos na Bíblia e sua validade é porque acreditamos em Cristo. Ele considerava as escrituras hebraicas como a palavra de Deus. Seus ensinamentos são extensões do que é ensinado no Velho Testamento. Os ensinamentos de Jesus são direcionados à era da Igreja, que o sucederia. A questão, então, se torna a seguinte: temos boas razões para acreditar em Jesus? Ele é quem ele diz ser, a revelação de Deus? Acredito que sim. A ressurreição dos mortos, por exemplo, mostra que ele era quem afirmava.
Existem provas que confirmem a ressurreição de Jesus?
Temos boas bases históricas. A palavra ‘prova’ pode ser enganosa porque muitos a associam com matemática. Certamente, não temos prova matemática de qualquer coisa que tenha acontecido na história do homem. Não temos provas, nesse sentido, de que Júlio César foi assassinado no senado romano, por exemplo, mas temos boas bases históricas para isso. Meu argumento é que se você considera os documentos do Novo Testamento como fontes da história antiga, — como os historiadores gregos Tácito, Heródoto ou Tucídides — o evangelho aparece como uma fonte histórica muito confiável para a vida de Jesus de Nazaré. A maioria dos historiadores do Novo Testamento concorda com os fatos fundamentais que balizam a inferência sobre a ressurreição de Cristo. Coisas como a sua execução sob autoridade romana, a descoberta das tumbas vazias por um grupo de mulheres no domingo depois da crucificação e o relato de vários indivíduos e grupos sobre os aparecimentos de Jesus vivo após sua execução. Com isso, nos resta a seguinte pergunta: qual é a melhor explicação para essa sequência de acontecimentos? Penso que a melhor explicação é aquela que os discípulos originais deram — Deus fez Jesus renascer dos mortos. Não podemos falar de uma prova, mas podemos levantar boas bases históricas para dizer que a ressurreição é a melhor explicação para os fatos. E como temos boas razões para acreditar que Cristo era quem dizia ser, portanto temos boas razões para acreditar que seus ensinamentos eram verdade. Sendo assim, podemos ver que a Bíblia não foi criação contingente de um tempo, de um lugar e de certas pessoas, mas é a palavra de Deus para a humanidade.
O textos da Bíblia passaram por diversas revisões ao longo do tempo. Como podemos ter certeza de que as informações às quais temos acesso hoje são as mesmas escritas há 2.000 anos?
Além disso, como lidar com o fato de que informações podem ser perdidas durante a tradução? Você tem razão quanto a variedade de revisões e traduções. Por isso, é imperativo voltar às línguas originais nas quais esses textos foram escritos. Hoje, os críticos textuais comparam diferentes manuscritos antigos de modo a reconstruir o que os originais diziam. O Novo Testamento é o livro mais atestado da história antiga, seja em termos de manuscritos encontrados ou em termos de quão próximos eles estão da data original de escrita. Os textos já foram reconstruídos com 99% de precisão em relação aos originais. As incertezas que restam são trivialidades. Por exemplo, na Primeira Epístola de João, ele diz: “Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra”. Mas alguns manuscritos dizem: “Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo se cumpra”. Não temos certeza se o texto original diz ‘vosso’ ou ‘nosso’. Isso ilustra como esse 1% de incerteza é trivial. Alguém que realmente queira entender os textos deverá aprender grego, a língua original em que o Novo Testamento foi escrito. Contudo, as pessoas também podem comprar diferentes traduções e compará-las para perceber como o texto se comporta em diferentes versões.
É possível explicar a existência de Deus apenas com a razão? Qual o papel da ciência na explicação das causas do universo?
A razão é muito mais ampla do que a ciência. A ciência é uma exploração do mundo físico e natural. A razão, por outro lado, inclui elementos como a lógica, a matemática, a metafísica, a ética, a psicologia e assim por diante. Parte da cegueira de cientistas naturalistas, como Richard Dawkins, é que eles são culpados de algo chamado ‘cientismo’. Como se a ciência fosse a única fonte da verdade. Não acho que podemos explicar Deus em sua plenitude, mas a razão é suficiente para justificar a conclusão de que um criador transcendente do universo existe e é a fonte absoluta de bondade moral.
Por que o cristianismo deveria ser mais importante do que outras religiões que ensinam as mesmas questões fundamentais, como o amor e a caridade?
As pessoas não entendem o que é o cristianismo. É por isso que alguns ficam tão ofendidos quando se prega que Jesus é a única forma de salvação. Elas pensam que ser cristão é seguir os ensinamentos éticos de Jesus, como amar ao próximo como a si mesmo. É claro que não é preciso acreditar em Jesus para se fazer isso. Isso não é o cristianismo. O evangelho diz que somos moralmente culpados perante Deus. Espiritualmente, somos separados d’Ele. É por isso que precisamos experimentar Seu perdão e graça. Para isso, é preciso ter um substituto que pague a pena dos nossos pecados. Jesus ofereceu a própria vida como sacrifício por nós. Ao aceitar o que ele fez em nosso nome, podemos ter o perdão de Deus e a limpeza moral. A partir disso, nossa relação com Deus pode ser restaurada. Isso evidencia por que acreditar em Cristo é tão importante. Repudiá-lo é rejeitar a graça de Deus e permanecer espiritualmente separado d’Ele. Se você morre nessa condição você ficará eternamente separado de Deus. Outras religiões não ensinam a mesma coisa.
A crença em Deus é necessária para trazer qualidade de vida e felicidade?
Penso que a crença em Deus ajuda, mas não é necessária. Ela pode lhe dar uma fundação para valores morais, propósito de vida e esperança para o futuro. Contudo, se você quiser viver inconsistentemente, é possível ser um ateu feliz, contanto que não se pense nas implicações do ateísmo. Em última análise, o ateísmo prega que não existem valores morais objetivos, que tudo é uma ilusão, que não há propósito e significado para a vida e que somos um subproduto do acaso.
Por que importa se acreditamos no deus do cristianismo ou na ‘mãe natureza’ se na prática as pessoas podem seguir, fundamentalmente, os mesmos ensinamentos? Deveríamos acreditar em uma mentira se isso for bom para a sociedade? As pessoas devem acreditar em uma falsa teoria, só por causa dos benefícios sociais?
Eu acho que não. Isso seria uma alucinação. Algumas pessoas passam a acreditar na religião por esse motivo. Já que a religião traz benefícios para a sociedade, mesmo que o indivíduo pense que ela não passa de um ‘conto de fadas’, ele passa a acreditar. Digo que não. Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade. A via contrária é o pragmatismo. “Isso Funciona?”, perguntam elas. “Não importa se é verdade, quero saber se funciona”. Não estou preocupado se na Suécia alguns são felizes sem acreditar em Deus ou se há alguma vantagem em acreditar n’Ele. Como filósofo, estou interessado no que é verdade e me parece que a existência desse ser transcendente que criou e projetou o universo, fonte dos valores morais, é a verdade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...